sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

REPÚBLICA DOS QUADRINHOS RUMO A SUA 1ª DÉCADA!!!

Em março deste ano completamos 6 anos no ar (enquanto blog). 
É bem verdade que o período entre março de 2009 e julho de 2011 foi tirado da cronologia dos nossos marcadores e importado para o extinto espaço LIMBO.
Naquela época fomos vítimas de um ataque viral (virtual) de um desocupado que nos tirou do ar e comprometeu a configuração do blog. Resolvemos então criar uma nova conta e endereço no dia 17 de julho de 2011 (por isso temos tantos posts nesse dia). Depois de assegurado o novo lar, deletamos a conta anterior, importamos parte do material antigo e mantivemos a antiga URL. 
E por qual motivo, razão ou circunstância, estamos relembrando tudo isso?!
É que em agosto de 2016 a REPÚBLICA DOS QUADRINHOS irá completar 10 ANOS de existência e de intensa produção.
E com isso o grande presenteado será você que nos acompanha desde o primeiro passo ou desde a última postagem.
Estaremos iniciando a partir de março as comemorações da RQ com um quadro semanal: "Por onde andam os proclamadores da República?"
Ele vai ser atualizado semanalmente, contando um breve relato de cada um dos membros fundadores e colaboradores que passaram por este coletivo.
Fiquem com a gente e acompanhem o passo a passo da história do nosso elefantinho.
Fiquem espertos que a saga vai ter início!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Astro Boy ganha Omnibus

Dark Horse Comics anunciou uma série omnibus reunindo toda a saga de Astro Boy, personagem criado pelo mestre do mangá, Osamu Tezuka.

Protegendo o sobrenatural em Mythic

A ciência é uma mentira, algo criado pelos verdadeiros poderes que controlam o mundo para manter a população tranquila. O que realmente mantém o universo funcionando é magia, e uma equipe composta do xamã apacheWaterson, da profetisa imortal grega Cassandra e do vendedor de celulares Nate Jayadarma é a principal encarregada de garantir que essa magia permaneça sob controle e em segredo.

Os Vingadores 2 estreará mais cedo no Brasil

Os Vingadores 2 - A Era de Ultron
A divisão brasileira da Walt Disney Company confirmou que Os Vingadores 2 – A Era de Ultronchegará mais cedo no circuito nacional.
Incialmente programado para o próximo 30 de abril, a data de estreia será uma semana antes, no dia 23. Nos Estados Unidos, o novo capítulo das aventuras da equipe da Marvel acontecerá oito dias depois, em 1º de maio.

Thors é a nova revista do selo Battleworld

Marvel Comics divulgou mais uma revista do selo BattleworldThors.
O título reunirá diversas versões de Thor, o Deus do Trovão, incluindo o Sapo-Thor, Bill Raio Beta, dentre vários outros. A situação desses personagens será estabelecida no segundo número de Guerras Secretas.

Enerdizando

Sábado (28-02), os insetos invadem o Enerdizando!! Com a participação de nossa bióloga e eNerdigirl Carolina Bernardo, vamos explorar esse fascínio que os insetos exercem sobre nós! Não perca esse papo superdivertido e educativo sobre super-heróis e biologia, tudo num só lugar: Enerdizando, na Rádio Federal, às 10h!

QI - Quadrinhos Independentes 131

Com a satisfação habitual recebo o 131.o número do fanzine QI, editado pelo mineiro Edgard Guimarães, capa baseada num original do grande ilustrador brasileiro J. Carlos, formato ½ A4 com 28 páginas p&B, onde são tratados diversos assuntos sobre o universo das Histórias-em-Quadrinhos, a maioria dos artigos a cargo do editor Guimarães, o primeiro deles, ‘Coisas que Acontecem’, relembra a prática pouco ética do quadrinhista Francisco Ibañez, muito querido pelos leitores de minha geração por ter criado Mortadelo & Salaminho (Mortadelo y Filemon) e Miopinho (Rompetechos), mas que hoje é sabido tratar-se de um rematado plagiário, especialmente dos autores belgas.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A Diversidade do Quadrinho Nacional

Por Denilson Reis - IHQ
O quadrinho brasileiro independente tem apresentado uma diversidade de temas. O fato de as publicações serem independentes dá a possibilidade para o artista trabalhar com aquilo que ele gosta, independente do mercado. Assim podemos ver super-heróis, humor, aventura, suspense e crítica social em várias publicações.
HQIndependente 09, CapBrasilCapitão Brasil  – Em 1995, Juliano Rocha criou o personagem Capitão Brasil e foi publicado em jornais regionais de São Paulo. Mas Juliano buscando imortalizar o personagem em uma publicação editou em 1998 um fanzine com as tiras do personagem. Passada quase duas décadas, Juliano retoma o personagem em uma revista bacana, muito bem editada com capa e miolo colorido, tudo no maior capricho. “Capitão Brasil 01” (2013) traz HQ’s e tiras do personagem em 20 páginas onde o humor é o carro chefe da publicação.
Embora seja uma revista com tiras humorísticas, Juliano aproveita para usar o humor em questões sociais dando também um caráter de seriedade, mas sem ser panfletário, até porque, a política brasileira é uma grande piada. O desenhista Juliano Rocha diz que aprendeu a desenhar copiando de gibis e em algumas tiras faz homenagens a personagens que devem ter feito parte de sua infância/adolescência. Com muito humor e desenhos de qualidade ficamos na expectativa de um segundo número. Peça o número 01 acessando o site do personagem capitaobrasil.com.br.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Vencedores Oscar 2015

Vencedores Oscar 2015
Em um Oscar sem muitas surpresas, com apenas quatro estatuetas Birdman acabou sendo o destaque da noite. Ainda que a duas grandes surpresas da premiação tenham acabado por ser o mesmo número de estatuetas para Grande Hotel Budapeste e o “favorito” Boyhood ir embora quase de mãos vazias.
Confira então a lista completa de vencedores do Oscar 2015.
Melhor Ator Coadjuvante
J.K.Simmons

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Quadrinho Nacional com temas regionais e faroeste

Por Denilson Reis - IHQ
O Brasil é um país continental e assim os temas de nossas HQs podem mostrar a diversidade de nossa cultura ou adaptar temas universais. Este é o caso das publicações resenhadas neste artigo. Confira!
HQIndependente 08, CarcaráCarcará – Cabra Pió Não Há!  – Neste trabalho independente lançado em 2011 por Roberto Flávio Lima, conhecido como Beto Potyguara, vemos o tema do cangaço na ótica do autor ao colocar a figura lendária de Lampião em confronto com o Carcará. Beto publicou “Carcará” em 2010 como uma webcomic, mas brindou os leitores tradicionais com uma edição impressa num formato adequado a narrativa da história.
Utilizou para contar o confronto dessa duas figuras icônicas do popular brasileiro à técnica da narrativa do cordel e para os desenhos procurou fazer em forma de xilogravura, ou seja, deu uma característica bem peculiar ao trabalho, mostrando uma regionalidade que o roteiro exigia. Neste ponto Beto Potiguara foi muito feliz. Mesmo com uma história simples, Beto fez um roteiro muito bom, mas os desenhos ainda são o destaque da publicação. Contatos pelo e-mail rquadrinhos@gmail.com.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Exposição Monstros das Artes e seus Super-Heróis & Heroínas em Belo Horizonte

casa_quadrinhos
Casa dos Quadrinhos Escola Técnica de Artes Visuais (Avenida João Pinheiro, 277), em Belo Horizonte/MG, traz ao público uma viagem ao mundo dos super-heróis por meio de três formas de artes intrinsecamente ligadas a eles: os próprios quadrinhos, a ilustração e a escultura, na exposiçãoMonstros das Artes e seus Super-Heróis & Heroínas.

Evento em São Paulo reúne projetos editoriais coletivos e independentes

feira_livre
Feira Livre – Feira de Publicações Independentes reúne projetos editoriais coletivos e independentes, a fim de promover o encontro entre artistas visuais, editores e público e movimentar o cenário da arte impressa brasileira.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Dedos Mágicos: nova HQ de Marcatti e Laudo

Conhecido principalmente por seu trabalho escatológico totalmente autoral, Dedos Mágicos é a primeira vez de Marcatticomo roteirista, deixando a arte nas mãos de outra pessoa, no caso, Laudo Ferreira.

Editora Universo chega com tudo no cenário Editorial Brasileiro


Anteriormente já comentei a respeito do selo Universo, capitaneado por Gil Mendes à frente de valiosos artistas dos Quadrinhos, revelações e veteranos, ao falar sobre o primeiro número do gibi do Crânio, de Francinildo Sena (relembrem aquihttp://www.jupiter2hq.blogspot.com.br/2015/01/cranio-o-conhecido-super-heroi-brazuca.html). E agora eis que, para minha gratíssima surpresa me vejo diante de outras seis edições com o selo Universo, e com muita alegria e satisfação comento brevemente a respeito de cada uma delas. Todas as edições no formato 20 cm x 14 cm, capas coloridas e miolos com 28 páginas (exceto por O Vigia n.1, com 24 páginas de miolo) em preto & branco e/ou tons de cinza.

Marvel em fotonovela

Fumettibook
Por Marcus Ramone - UHQ 
Em abril de 1984, a “Casa das Ideias” lançou uma inusitada HQ especial de humor que deixou os leitores positivamente surpresos: The Marvel Fumetti Book, na verdade uma revista com 18 fotonovelas estreladas pelos editores e quadrinhistas da editora.

Os Quadrinhos – Linguagem e Semiótica

quadrinhos_linguagem_semiotica
Primeiro estudo da Nona Arte produzido no Brasil, Os Quadrinhos – Linguagem e Semiótica (formato 17 x  24 cm, 288 páginas, R$ 64,00), de Antonio Luiz Cagnin, teve sua primeira edição lançada em 1975, contemporânea de uma série de outros estudos publicados mundo afora.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Mundo dos Super Heróis # 64


O mais querido dos vilões do Batman, o Coringa, é o tema principal da revista Mundo dos Super-Heróis deste mês, com um dossiê completo com 21 momentos marcantes do personagem, segredos de sua criação e os grandes atores que o interpretaram no cinema e na TV, além de um pôster do personagem.

Superdentinho: HQ educativa sobre saúde bucal

superdentinho_capa
Superdentinho é uma revista em quadrinhos que aborda o tema da saúde bucal, adaptado para o público infanto-juvenil.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

TEORIA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


Os quadrinhos hoje como todos sabem é muito requisitado em todas as mídias. Quando falo em todas as mídias é sem exagero. Prova disso é que até mesmo um grande quadrinista como Mike Deodato Jr. emprestou seu traço para a capa de um CD do Rappa, provando que os quadrinhos estão hoje passeando por todos os gêneros culturais sem exceção.
Para aqueles que leem poucas Histórias em Quadrinhos acabam sempre as relacionando com o cinema e não fazem isso por ignorância e sim por realmente estar esta arte arraigada completamente com sua contrapartida gráfica. Mas para aqueles que observam a História em Quadrinhos como uma mídia pontual não imagina que por muito tempo ela vem contando uma história que a populariza dia após dia.

“HQ, o mundo encantado dos quadrinhos”

A obra que apresenta artes de vários períodos dos quadrinhos trata-se do Catálogo da Exposição HQ, o mundo encantado dos quadrinhos, em exibição de 29 de outubro de 2002 a 31 de janeiro de 2003, na Biblioteca Nacional. Com artes clássicas de personagens nacionais e estrangeiros o material de 36 páginas expõe personagens, data e autores envolvidos na criação do Quadrinho ou arte destacada na Expo.

Cinco lançamentos da Editora Universo

Editora Universo divulgou seus cinco lançamentos em quadrinhos para o mês de março.
 
Começando pela segunda edição da revista do Crânio de Francinildo Sena, com três aventuras independentes ilustradas por Marck NovoselickAlcivan GameleiraRodrigo FernandesPaulo SbragiTon Marx e Antoniêto Pereira em 36 páginas.
 

Garota vira Mulher-Maravilha em quimioterapia

Na cidade americana de San Antonio, no Texas, uma garotinha mostrou ter toda a coragem e poder de sua heroína favorita.

Sophia Sandoval, de apenas 3 anos, sofria de um forte câncer de medula, mas encarou a quimioterapia agressiva e conseguiu se curar da doença. E em seu último dia de tratamento, ela posou com um uniforme da Mulher-Maravilha e um cartaz com os dizeres "Meu último dia de quimio. Foi duro, mas eu fui mais dura!".

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Capas de HQs recriadas com LEGO

Capas de HQs com LEGO
A LEGO, a DC e a Marvel já trabalharam juntas e não faltam fãs que usam as pecinhas de LEGO para fazer as mais variadas coisas inspiradas em suas temáticas de heróis e vilões de HQs, mas agora a ideia foi ainda mais além!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Webcomics Brasil é um catálogo para HQs online brasileiras

webcomics
O mercado nacional de quadrinhos não para de crescer, especialmente quando se trata das publicações independentes. São eventos, meios de financiamento e cada vez mais interesse do público. No entanto, é preciso reconhecer que tal panorama não seria possível sem uma poderosa ferramenta de divulgação: a internet.

Ilustrações em notas de um Dólar

Arte em dólar
Se você acha que é loucura desenhar no dinheiro, veja o quão legal é o trabalho deste artista e sua opinião com certeza vai mudar! 
O artista Donovan Clark tem se empenhado em variar um pouco a cara de George Washington estampada nas notas de um dólar e para conseguir isso ele está substituindo o ex-presidente por nada mais, nada menos do que heróis dos quadrinhos e da cultura pop! Alguns dos personagens que ele já desenhou nas notas são Space Ghost, Mulher-Hulk, He-Man e vários outros e o resultado fica muito legal, com até mesmo alguns detalhes escapando pelas beiradas das notas, dando mais movimento e realismo para a arte.

Heróis da Archie no mercado digital

Archie Comics divulgou um complexo projeto de HQs digitais envolvendo seu selo de heróis Dark Circle.
 
O projeto inclui a republicação de várias histórias clássicas dos personagens publicados na década de 1980, e histórias publicadas pela finada Impact Comics, além de várias histórias inéditas, como o retorno do super-grupo The New Crusaders e o relançamento de uma série digital de The Black Hood, de Duane Swierczynski e Michael Gaydos

"HQs O RESGATE" - Documentário pela CAPA COMICS


Esta sendo publicado na internet uma um documentário sobre Quadrinhos Nacionais, a série HQs O RESGATE produzido pela Capa Comics em parceria com a Memory Audiovisual, conta com apresentação Hamilton Kabuna, Direção de Paulo China e João Carpalhau. O primeiro episódio (acima) traz comentários de artistas locais como Lincol NerySebastião Oliveira, entre outros membros da Confraria do Gibi, e uma entrevista com Agata Desmond. Confira o Vídeo e saiba mais da Capa Comics  aqui
Fonte: Zine Brasil.

Batom, lápis & TPM

Mulheres, não percam o prazo! É até 13 de fevereiro!
Batom, Lápis & TPM 2015 - Baixe o regulamento aqui:

Beladona

Beladona nasceu em 2011, pelo portal de webcomics  Petisco.org, é uma das mais importantes séries de quadrinhos de terror da atualidade, a HQ conta a história de Samantha, uma menina assombrada por sonhos terríveis.
A história se passa em dois mundos: Primeiro o mundo real e o segundo, e que na verdade é onde se passa a maior parte de nossa história: um mundo dos pesadelos’.
Nesse mundo dos pesadelos, Samantha é perseguida constantemente por espíritos que a atormentam e que claramente desejam seu mal, mas isso tudo tem um propósito sinistro e que a levará a uma jornada com momentos de superação, descoberta, euforia, depressão e violência.
O álbum foi financiado através do site Catarse, de financiamento coletivo, com 654 apoiadores superando a meta de R$ 30 mil e ainda sobrando mais de R$ 8 mil que serão investidos em produtos futuros, pois o universo dos pesadelos de Samantha pode render um jogo de RPG, cards colecionáveis  pôsteres e muitos outros.
Além dos desenhos do Denis Mello, a revista ainda conta com prefácio de Julio Shimamoto, mestre dos quadrinhos de terror brasileiro, texto de Danilo Beyruth (Astronauta: Magnetar) na Contracapa. Um making off da história, do roteiro a arte final,  e uma galeria de artistas convidados como Vitor CafaggiDanilo Beyruth e Mario Cau.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Suplemento infantil digital da Turma do Gabi – 40 Anos


O EMT – Estúdio Moacir Torres acaba de lançar a edição digital do Suplemento Infantil sobre os quarenta anos de criação da Turma do Gabi.

ACADEMIA BRASILEIRA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


Finalmente após anos pesquisando os quadrinhos brasileiros e os super-heróis do Brasil, em uma militância de muita luta e alguns poucos resultados, meu trabalho foi reconhecido e toma âmbito de  importância nacional. No último dia 30 de janeiro de 2015, data em que se comemora a criação dos quadrinhos no Brasil e no mundo com a publicação em 1869 do personagem Nhô Quim, criado por Angelo Agostini, fui empossado e imortalizado na Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos, na qual ocupo a cadeira de número 9, como sucessor do mestre Gedeone Malagola! Nada mais coerente, já que fui amigo pessoal do Gedeone e tomo conta de boa parte do espólio de trabalhos inéditos dele, que agora poderão ser publicados com maior facilidade. Também assumi o cargo de Diretor de Recursos Sociais.

Nrodzine

Nrodzine é um recorte de diversas histórias de autoria do quadrinhista Nelson Luiz. A publicação virtual tem 27 páginas de Quadrinhos de vários gêneros, em cores. O autor já avisa que em Fevereiro já vai sair um novo volume do Nrodzine.

Fronteira Livre e Máquina Zero entre os finalistas do Festival de Angoulême


fronteira_livreMáquina Zero
O portal Garagem Hermética Quadrinhos divulgou que dois títulos nacionais ficaram entre os 30 finalistas da categoria BD Alternativa no Festival de Angoulême 2015.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...