terça-feira, 24 de novembro de 2015

Espaço HQ e Consciência Negra

Debate sobre personagens negras nos quadrinhos
Por H. Magalhães -(texto, fotos)  Memorial HQPB
A Coordenação de Quadrinhos da Fundação Espaço Cultural da Paraíba segue com sua programação regular sobre a arte, com eventos mensais. Em novembro de 2011 realizou dois encontros sob as rubricas HQ Leituras e Espaço HQ
Segundo a coordenadora da área, Thaïs Gualberto, a ideia de HQ Leituras é permitir que o público conheça os quadrinhos disponíveis na Gibiteca Henfil, "além de cativar o leitor de HQ por meio da criação de um clube de leitura de quadrinhos no qual as pessoas se reunirão uma vez por mês para discutir sobre a obra de um quadrinista". O primeiro encontro se deu com a participação do Shiko, já o que realizou-se em 18 novembro teve como temática as HQ de quadrinistas com personagens negras, em alusão ao Dia da Consciência Negra.


No domingo, 22 de novembro, aconteceu mais uma sessão do Espaço HQ, que também teve a cultura negra como tema com a mesa-redonda "Consciência negra nos quadrinhos". A mediadora foi Thaïs Gualberto, também organizadora do evento e contou com os convidados Amaro Braga e Danielle Jaimes, autores do álbum AfroHQ, de Pernambuco e Gabriel Jardim, autor paraibano da novela gráfica Café. Amaro e Danielle descreveram o processo produtivo para a elaboração da HQ, que foi baseado em pesquisas aprofundadas sobre as culturas e os biotipos africanos. Gabriel falou sobre seus novos projetos em quadrinhos, visando também continuações para a personagem Café.
Algumas horas antes a Gibiteca Henfil foi aberta para a promoção de experimentações com quadrinhos, no estilo "OuBaPo", trocas de gibis e doações à Gibiteca.
H. Magalhães -
(texto, fotos)
Quadrinhos em debate na Gibiteca Henfil


Amaro Braga apresenta sua pesquisa sobre quadrinhos e religiosidade africana

Thaïs Gualberto (mediadora) e Danielle Jaimes, autora, à direita

Gabriel Jardim fala sobre sua personagem "Café"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...