segunda-feira, 30 de março de 2015

POR ONDE ANDA: MARCOS "RONIN"

 REPÚBLICA DOS QUADRINHOS 10 ANOS - PARTE 05
POR ONDE ANDAM OS PROCLAMADORES DA REPÚBLICA DOS QUADRINHOS? 
Por Beto Potyguara e Marcos Antônio.
O potiguar Marcos Antônio (o RONIN) é um educador comprometido e um amante da tecnologia e da antiguidade. Por mais contraditório que isso pareça, foi da união dessa duas paixões que ele foi iniciado na produção de HQs. 
Grande aficionado pela cultura japonesa feudal, Marcos "Ronin" foi meu parceiro na série de tirinhas "GAIJIN, O PEQUENO GUERREIRO" que foi publicada semanalmente no seu site RONIN 47 em 2007. Marcos criou um espaço exclusivo para o personagem, além de vários joguinhos e gifs animados sobre a série - alguma coisa ainda pode ser acessada aqui. 
Da mesma maneira que ele me estimulou a produzir a série do Gaijin, eu o "persuadi" a ingressar na recém criada RQ. Inicialmente com a série RONIN e depois com a sua maior criação ORIGAMI.
A série foi fantástica, tanto em sua concepção quanto em seu processo de criação. O protagonista Origami é um samurai feito de dobraduras. Marcos teve todo o cuidado de reproduzir fielmente efeitos e dobras reais, criando e montando os personagens e cenários no CorelDRAW. Infelizmente, aconteceu com ele algo similar ao que rolou comigo e com o Mazza, o PC dele deu pau e com toda a série vetorizada. Restaram as tiras que nós publicamos aqui e que ele postou em seu blog. Mas eu bem sei que uma porrada dessas é difícil de se digerir do ponto de vista criativo e artístico. Com muito pesar, a série foi cancelada precocemente, antes mesmo da conclusão de seu segundo Tomo. Era o auge criativo de seu autor como roteirista e do domínio de Marcos na técnica que ele mesmo desenvolveu, uma baita perda.
Na Feira e Mostra de Quadrinhos do Mercado de Petrópolis.
No tocante ao coletivo, Marcos, mesmo dispondo de pouco tempo, sempre foi muito solicito. Ajudou na montagem da Mostra de tiras O QUE NÃO ESTÁ NO GIBI, ESTÁ POR AQUI! e na divulgação de nossos lançamentos. Ajudou na fundação da ABAS, publicou no TIRANDO UMA e estreou o selo AMOSTRA GRÁTIS da RQ com ORIGAMI (2010). Mas acabou desligando-se da equipe logo em seguida - embora tenha continuado como colaborador até o final de 2011. Foi o responsável pelas primeiras vinhetas (e vídeos) da RQ e do GAIJIN - infelizmente esse material foi retirado do ar.
No lançamento do PROJETO 1ª EDIÇÃO.
Atualmente Marcos leciona Inglês nas Redes Públicas do Município de Natal e do Estado do Rio Grande do Norte e nesse segmento criou um espaço virtual muito interessante como suporte para as suas aulas. Está fora do universo das HQs mas continua se dedicando a sua grande paixão, o Japão Feudal, por meio do seu site O RONIN (antigo RONIN 47).
Mas este curto período de hibernação criativa está para acabar. Marcos está se dedicando a produção de um roteiro para uma nova série. Ficamos na torcida para que o seu retorno ocorra o mais brevemente possível e temos a certeza de que de suas mãos brotará outra criação original e inusitada - e quem sabe, o retorno de ORIGAMI.
Histórico na RQ:
  • Participou da Mostra de Tiras "O QUE NÃO ESTÁ NO GIBI, ESTÁ POR AQUI!" (2009).
  • Participou da II Semana HQ da UFRN (2009).
  • Participou da I Semana e Mostra de Quadrinhos do Mercado de Petrópolis (2009)
  • Participou da fundação da ABAS - Associação Brasileira de Arte Sequencial (2010).
  • Participou do blog de Tiras da RQ o TIRANDUMA (2009 - 2011).
  • Lançou solo a webcomic ORIGAMI (Tomo I) e coletivamente vinculou o seu material nas SOQ#2 e 3.
Agora a o autor descreverá a sua cria. Manda Ronin:
A Série Origami surgiu tempos atrás quando pensava num personagem de tiras baseado nos guerreiros samurais. A princípio, o personagem era feito somente com linhas retas e, por sugestão do amigo e artista Beto Potyguara, refiz a idéia e usei outras formas para compor Itto Origami, inspirado em Itto Ogami, de Lobo Solitário (criado pelo roteirista Kazuo Koike e ilustrado por Goseki Kojima em meados de 1970, um gekigá de sucesso) e também em outra criação, Samurai Executor (Yamada Asaemon - Kubikiri Asa) dos mesmos autores. Então, novos traços e com olhos grandes, que são uma referência aos desenhos japoneses.
Já nas primeiras tiras, fui convidado pelo amigo Beto Potyguara para fazer parte da República dos Quadrinhos, uma associação nacional de desenhistas, publicando as tiras no portifólio online http://tiranduma.blogspot.com da RQ
Origami teve atualizações semanais entre setembro de 2009 e novembro de 2011. 
Estudo de personagens.
A história gira em torno de Itto Origami, um samurai a serviço do clã do xogunato Murakami, vive numa mansão com guerreiros do seu clã, sua irmã, Kaori e seu amigo, garça da sorte, Tsu que não se dá bem com o gato Neko de Kaori, próximo ao castelo na capital do país. Ele trabalha como guarda-costas do seu senhor e como executor oficial do governo, o que lhe rendeu o apelido de "Kirikami" (corta-papel). Este é cargo passado de geração em geração no clã Origami. Sempre que alguém se opõe ao xogunato, e sentenciado a morte, cabe a Itto cumprir as ordens, mas nem sempre ele consegue. Este cargo é cobiçado pelo clã Kuroda, compostos de ninjas impiedosos. Itto faz parte do dojo do Mestre Shimbun, um sábio professor de esgrima, que o orienta nas artes marciais, e conta com os ensinamentos zen do peregrino Soho Zazen, monge komuso que viaja pelo país tocando sua flauta de bambu, tirando o sossego do povo. Para a segurança da capital temos Ingan-shi, um beberrão e jogador que perdeu sua autoridade perante a população.
Conheça todos os personagens clicando aqui.
No castelo vive o xogum Murakami, um senhor feudal que chegou ao poder usando de artimanhas, mas precisa lutar em batalhas contra senhores feudais rebeldes que estão em busca do poder. Sua filha Yuka Murakami é a paixão de Itto, uma princesa que não gosta da vida na realeza e prefere fugir do castelo para conviver entre a população da capital. O Segundo filho é Usuyoshi Murakami, um garoto mimado que adora invenções estrangeiras e aprontar com os aldeões. Estas invenções estrangeiras chegam ao Japão no navio do Comandante Tortuga, um mercador português com interesses comerciais no país que trás em seu navio dois missionários cristãos: Padre Estevam e Irmão Gutiérrez, que vão tentar converter as almas perdidas dessa turma de papel, a qualquer custo.
Participações na SOQ.
Recentemente comecei a criar um roteiro de uma HQ de samurai. Mas com a velha falta de tempo o projeto deu uma parada.
 Seu novo projeto.
Segue algumas imagens. Um dia quando tiver pronta vou precisar de algum desenhista que aceite dá corpo e forma a minha história.
No momento uso recortes de vários filmes para montar o enredo de como imagino cada quadrinho.
Storyboard da nova série.
Planejando a Exposição.
Na Mostra de Tiras.
Na Semana HQ da UFRN.
Parceria dentro e fora das HQs: E. M. Xica de Oliveira.
Seus endereços eletrônicos:
O RONIN (ativo)
ORIGAMI - tirinhas.
NANBAJIM - notícias.

Semana que vem tem mais, galera!

Conheça mais sobre os outros artistas fundadores da RQ clicando AQUI!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...