segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Homenagem ao Dia Nacional dos Quadrinhos: Gibiteca lança revista autoral no dia 30

Por Prefeitura de Quatro Barras

Revista traz coletânea com histórias dos HQs em Quatro Barras, produzidas pelos alunos do Núcleo de Histórias em Quadrinhos da Casa da Cultura. Além da novidade, acervo atinge recorde: já são mais de 5 mil exemplares
Revista traz coletânea com histórias dos HQs em Quatro Barras, produzidas pelos alunos do Núcleo de Histórias em Quadrinhos da Casa da Cultura. Além da novidade, acervo atinge recorde: já são mais de 5 mil exemplares
O Dia Nacional dos Quadrinhos, comemorado em 30 de janeiro, terá novidades em Quatro Barras. A Casa da Cultura e o Núcleo de Histórias em Quadrinhos vai lançar neste dia a segunda edição da Revista Piá Quadrinhos, que vai resgatar a história dos HQs na cidade com registros desde 1997, quando foi publicada a primeira história em quadrinhos local.

A primeira edição da revista está disponível desde o ano passado no site da Prefeitura (www.quatrobarras.pr.gov.br) e a segunda edição também estará. Na segunda-feira (30) os leitores poderão ter acesso ao material pelo site, onde será indicado o link para visualização da revista.

Quatro Barras ocupa hoje uma posição de destaque nesta modalidade que é considerada a 9ª arte (na lista estão música, dança, pintura, escultura, literatura, teatro, cinema, fotografia e as histórias em quadrinhos), mantendo o curso de Histórias em Quadrinhos totalmente gratuito, além de abrigar a maior Gibiteca de toda a região metropolitana e a terceira do Paraná. Segundo o professor de HQs, Enéas Ribeiro Correa, são apenas 20 gibitecas públicas em funcionamento em todo o território nacional.

Somando a isso, o acervo atingiu todos os recordes: a Gibiteca já conta com mais de 5 mil exemplares, de variados temas e procedências, como gibis europeus, americanos, nacionais, novos e antigos.

“Quatro Barras mais uma vez sai na frente em iniciativas culturais, principalmente ligadas aos projetos de contraturno, valorizando e ensinando crianças e jovens da cidade. O prefeito Loreno Tolardo vem sendo um incentivador destas ações e os resultados estão surpreendendo a todos nós”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Cunha.
História
A história dos HQs começa no dia 30 de janeiro de 1869, quando aparecia na revista Vida Fluminense a história “Nhô Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte”, de Angelo Agostini, cartunista italiano radicado no Brasil. Esta é considerada a primeira história em quadrinhos com personagem fixo publicada no Brasil e também umas das mais antigas publicadas no mundo.

Em 1905, começaram a ser divulgadas histórias em quadrinhos na revista “O Tico Tico”, que não teve rival à altura até a década de 30, quando quadrinhos americanos passaram a ser publicados no Brasil. Na era Vargas, o jornal Gazeta lançou a Gazeta Infantil ou Gazetinha, caracterizada pela publicação de quadrinhos tanto estrangeiros quanto nacionais.

Nove anos depois surgiu a revista Gibi, palavra que a rigor tinha a denominação de “moleque” e ficou tão popular entre seus leitores que passou a ser a forma de chamar as Histórias em Quadrinhos no país. Anos depois, os quadrinhos deixaram de ser vistos como mero passatempo e assumiram papel de maior relevância, sendo reconhecidos também como ferramenta de auxílio paradidático. O mercado nacional e mundial de quadrinhos se alterou muito nestes anos, os artistas se multiplicaram e o campo de trabalho também. Muitos artistas brasileiros hoje desenham para as grandes editoras americanas e européias.
Em tempo: Para conhecer o trabalho desenvolvido na Casa da Cultura e na Gibiteca, os interessados podem visitar o local na Rua Nilo Fávaro, no Centro de Quatro Barras. O horário de funcionamento é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Mais informações: (41) 3672-3154 ou (41) 3671-8894. 
OBS: A GIBITECA citada acima é a mesma em que o nosso camaradinha "ENEAS RIBEIRO" (RIBEIRO RABISCOS e PONTO ZERO) integra com muito talento e profissionalismo. Sucesso a todos! (BP)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...