sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Combate Inglório

Por Impulso HQ

É mais que um álbum em HQ. É uma edição que deve ser comparada a um registro histórico: são 29 histórias publicadas entre outubro de 1965 e julho de 1966. A coletâne reúne as quatro edições de “Blazing Combat” da editora americana Warren. Todas as capas ilustradas por Frank Frazetta.
Preciso dizer mais do álbum Combate Inglório, um dos mais recentes lançamentos da Gal Editora? Então que tal isso: as histórias falam do horror da guerra, e não a exalta em nenhum momento, por isso mesmo a série foi boicotada e acusada de subversiva e antiamericana. A publicação durou menos de um ano nas bancas.
Lançada no período da Guerra do Vietnã (1959 a 1975), a revista Blazing Combat, não retratava apenas os conflitos que ocorreram no Sudeste Asiático, mas as histórias narram situações em quase todas as guerras em que os americanos estiveram envolvidos, como a guerra civil americana, 1º e 2º guerra mundial, guerra da Coreia, e uma suposta guerra nuclear.

Todas são ótimas, e na minha opinião uma das melhores é justamente da suposta guerra nuclear, que foi escrita por Archie Goodwin e desenhada pelo genial Alex Toth. Nela não temos o conflito, mas o que acontece depois, a luta pela “sobrevivência”, num mundo onde só existe um ser humano.
Falando em genialidade esses quadrinhos que contavam com alguns dos principais desenhistas da época como Wallace Wood, Gene Colan, Al Williamson, Joe Orlando, Reed Crandall, John Severin, entre outros.
Para todo bom apreciador de HQ Combate Inglório é uma boa dica, e garanta logo o seu, pois vale lembrar que o álbum teve uma tiragem única de 1500 exemplares para o mercado nacional.
Além de todas as histórias em quadrinhos de Blazing Combat, os extras do álbum como a entrevista do roteirista de 28 das 29 histórias, Archie Goodwin e do dono da editora James Warren, fazem da publicação da Gal Editora, um dos melhores lançamentos de 2011.
Quando terminei de ler, comecei novamente!
Combate Inglório
Roteiro: Archie Goodwin
Desenhos: Alex Toth, Gene Colan, Al Williamson, Alex Toth, John Severin e outros
Capa: Frank Frazetta
Gal Editora
16,5 x 24,0 cm
208 páginas em preto, branco e cores
R$ 42,00

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...