sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Oito exposições integram a programação do 7° FIQ

Por FIQ 2011

Faltam menos de 3 semanas para o FIQ!!!A programação está completa: sessões de autógrafos, lançamentos, conversas, avaliações de portfólio, oficinas e muito mais. E quando dizemos muito mais, estamos falando, por exemplo, das exposições. Chegou a hora de saber quais são! 
Podemos dizer que grande parte das pessoas já teve contato com uma história em quadrinhos em algum momento de sua vida, porém, pouquíssimas delas – incluindo até mesmo os fãs mais ardorosos – conhecem a fundo o processo de criação e produção de uma revista em quadrinhos. Pensando nisso, O FIQ apresenta, nessa edição, uma exposição que abrange todas as outras:“Criando Quadrinhos: da ideia à página impressa”, com curadoria do colecionadorIvan Freitas da Costa, que foi responsável pela exposição “Batman 70 Anos” no último FIQ, o que lhe rendeu um HQMix em 2010.
O objetivo dessa exposição, inédita, é apresentar todo o processo das HQs, destacando os diferentes meios de produção e profissionais envolvidos, da primeira ideia à publicação em suas diferentes plataformas. Novamente utilizando a abordagem bem-sucedida de “Batman 70 Anos”, a mostra será apoiada com diferentes recursos e materiais que darão a ela mais profundidade. Ivan apresentará centenas de itens originais e raros, selecionados após extensa pesquisa. Além disso, o curador fará uso de itens ligados aos principais personagens e artistas dos quadrinhos.
Mas essa é só uma delas. Mais 7 exposições integram o FIQ. A começar pela “Quadrinhos Rasos”. Transformar músicas em quadrinhos sem se prender ao sentido óbvio da letra – esse é o desafio enfrentado por Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, criadores do site Quadrinhos Rasos. A exposição mostra algumas das histórias feitas pela dupla.
Já a exposição “Coreia do Sul” mostra um recorte da atual produção contemporânea dos quadrinhos nesse país, homenageado nesta 7ª edição do FIQ. Além de obras das duas artistas sul-coreanas presentes ao evento, Park Sang-Sun e Chon Kye-Young, é possível conferir outros trabalhos de artistas dos Manhwas.
Como tradição, sempre apresentamos a obra de um importante ilustrador brasileiro. Em 2011 não poderia ser diferente. Temos a honra de apresentar o trabalho da premiada ilustradora Marilda Castanha. A exposição mostra os desenhos e pinturas que fazem parte do livro Delírio, adaptação ilustrada de um dos capítulos do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Outra mostra importante é a do Mauricio de Sousa que, por ter grande relevância no cenário dos quadrinhos no Brasil e no mundo, foi escolhido como homenageado dessa edição. Sua exposição apresenta a trajetória do artista que, em 2009, completou 50 anos de carreira.
A adaptação de clássicos da literatura para os quadrinhos tem conquistado, nos dias de hoje, uma grande parcela do mercado editorial. A exposição “Adaptações Literárias” apresenta quatro delas: O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, e Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, adaptados por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf; Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e O Alienista, de Machado de Assis, adaptados por César Lobo e Luiz Antônio Aguiar, com co-curadoria de Simone Teodoro.
E por último, mas não menos interessante, a“Galeria dos Convidados”, que apresenta as obras de alguns dos convidados internacionais do evento. Reunidos no mesmo lugar, é possível ver um pouco do trabalho deJill Thompson, Bill Sienkiewicz, Cyril Pedrosa, Olivier Martin, Horacio Altuna, Calpurnio, Kioskerman e Matt Fraction.
Sim, suas contas não estão erradas. Falta mais uma. Mas ela é um pouquinho diferente. Trata-se da “Dominó em quadrinhos”: uma exposição interativa, com a participação de vários convidados do festival. A história será construída durante o evento. Cada um acrescenta um quadrinho e, como no dominó, a posição escolhida pode alterar completamente a narrativa.

5° FIQ, que aconteceu em 2007, na Serraria Souza Pinto
Depois dessas, sua vontade de ir ao FIQ só aumentou, né?! Estamos todos ansiosos!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...