sábado, 15 de outubro de 2011

Cartunistas e autores de HQs se encontram na UFRN

Por Tribuna do Norte - 15.10.11
Arte sequencial, prosa e ideias diversas serão vistas, debatidas e apreciadas durante a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FliQ), que será realizada na próxima semana, de 17 a 21 de outubro, no anfiteatro da UFRN. O evento visa estimular a leitura e a produção literária, promovendo para isso uma programação que reúne nomes locais e nacionais em torno de mesas redondas, palestras, oficinas, leituras de obras,  lançamentos de livros e HQs, além de espaço para venda de materiais nos sebos, livreiros e editoras.
Cartunista Spacca é um dos convidados da FliQCartunista Spacca é um dos convidados da FliQ
A Feira vai dividir a extensa programação em cinco ambientes: no Circo da Luz, o público poderá assistir aos bate-papos e apresentações culturais, e à noite, receber autores nacionais e regionais; o Auditório da FliQ será o local para as oficinas, palestras,  mesas e discussões, com programação direcionada a professores, estudantes e pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre os temas apresentados; o Pavilhão de Livros será dedicado à mostra de títulos a preços acessíveis; o "Espaço do Autor" é um estande destinado a lançamentos de livros de autores potiguares, exposição de cantorias e cordéis e ainda lançamento de HQs; o Espaço do Cordel vai reunir artistas e cordelistas do Estado, espaço aberto para a arte popular. 
A abertura do evento, na segunda-feira, começará com uma tarde de autógrafos às 14h com os convidados José Aguiar e Spacca; seguindo depois com a oficina "O ABC da HQ", por José Aguiar, das 15 às 18h. Aguiar é autor de "Folheteen" (Devir), Quadrinhofilia (HQM), ilustrador de dois álbuns da série de aventura "Ernie Adams" (Editions Paquet/França), "A Revolta de Canudos" (Escala Educacional) e "Ato 5" (Quarto Mundo). Ele publica sua tira "Folheteen" no jornal Gazeta do Povo e é coordenador da Gibicon - Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba. Já  Spacca é cartunista e ilustrador, autor das obras "D. João Carioca", "Debret" e "Santô e os Pais da Aviação"
A programação da FliQ segue durante a manhã, tarde e noite dos dias do evento. Na terça-feira terá uma série de oficinas pela manhã e tarde sobre roteiro, desenho, criação de personagens, arte-final e mangá e animação, palestra "O desafio de criar uma graphic novel" (18h) com Rafael Coutinho (filho de Laerte), e às 20h um bate-papo com Mário Prata e Margot Ferreira. 
A quarta-feira terão como destaques a mesa redonda "Quadrinhando outras mídias" (19h), com Spacca, José Aguiar e Rafael Coutinho, e às 20h um bate-papo no Circo da Luz com Vicente Serejo e Ricardo Amaral, "O rei da noite carioca". A quinta-feira será marcada pelo concurso de cosplay (caracterização de personagens de desenhos e revistas), com apresentação e desfile das 15 às 17h, o bate-papo com Frei Betto (20h), discutindo sua obra literária com o jornalista Woden Madruga, e depois Fabrício Carpinejar (21h) tomará conta da plateia com suas histórias. Na sexta haverá discussão sobre o trabalho do dublador (17h), com Ulisses e Úrsula Bezerra, bate-papo "A política e o jornalismo", com José Nêumanne Pinto e lançamento do liveo "O que sei de Lula", e bate-papo com Reinaldo (do Casseta & Planeta), sob mediação do jornalista Alex de Souza. 
Serviço:
Feira de Livros e Quadrinhos de Natal. 
De 17 a 21/10, na Praça Cívica da UFRN.  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...