terça-feira, 19 de julho de 2011

O uso didático de quadrinhos é estimulado em escolas de Cuiabá

Unidades se valem de meta para cada ano escolar
Projetos pedagógicos, atividades lúdicas, leituras e metas para cada ano são algumas das estratégias usadas pelas escolas Francisval de Brito e Henrique Silva Prado para avançar e alcançar a qualidade no ensino. “Um dos nossos focos é a leitura. Acreditamos que é a chave para qualquer sucesso”, disse a professora Sandra Enedina da Silva, que dá aula para o 3º ano na Francisval de Brito. 
Uma das formas que ela usa para garantir a atenção dos alunos é trabalhar com história em quadrinhos. “É uma maneira muito rica de se ensinar, pois dá a oportunidade de trabalhar toda a Língua Portuguesa como sinais de pontuação, coesão, coerência, anomatopeia (figuras de linguagem) e balões”, exemplificou. 
Enedina da Silva observou que os temas que os profissionais veem nos cursos de capacitação eles procuram aplicar nas salas de aula. Neste caso, ela cita a matemática, que costuma ser o bicho-papão da criançada. “Tem o curso de Pró-letramento que é oportunizado pela Secretaria Municipal de Educação e que visa quebrar alguns tabus sobre a matemática. Uma dessas formas é trabalhar a disciplina com jogos e utilizando material dourado, ábaco ou até mesmo tampinhas que podem ser usadas para contas”, frisou. 
Dentro deste contexto, a professora Geórgia Carla de Andrade, do 4º ano da Henrique Silva Prado lembrou que até a disposição das carteiras nas salas pode ajudar na aprendizagem. “Não é fácil, mas procurar trabalhar de maneira interdisciplinar. Se vou ensinar o Português busco envolver o conteúdo com outras disciplinas. Numa aula que utilizo um mapa, por exemplo, é possível trabalhar matemática (escala), geografia e história”, comentou. (JD) 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...