sexta-feira, 22 de julho de 2011

"Ó nóis aqui travez"! Universidade de Quadrinhos nos "descobre" mais uma vez.

Por Universidade de Quadrinhos - 16.07.11

Quadrinhos na Escola

DSC04652-1024x768
“Queremos fazer histórias em quadrinhos das matérias dadas pelos professores.”, afirma Marcos Guerra, vice-presidente da Associação Brasileira de Arte Sequencial (ABAS). A associação, que teve a cerimônia de posse da sua primeira diretoria nesse dia 19, na Biblioteca Escola Professor Américo de Oliveira Costa, zona norte de Natal, traz projetos para difundir a arte de se fazer quadrinhos.
O presidente da associação, e professor, Beto Potyguara explica que um dos projetos da ABAS é trabalhar nas escolas públicas com maior evasão escolar, preparando os professores para o uso dos quadrinhos no processo de ensino. A ABAS pretende fechar parceria com a prefeitura e governo do Estado para desenvolver encartes educativos, na área de segurança e saúde. A associação já conta com núcleos em Fortaleza e na região do Seridó. Representantes de cidades como Rio de Janeiro e Coritiba já demonstraram interesse de se integrar a associação.
Mestre Poty
O primeiro cartunista do RN não foi esquecido pela ABAS. O professor José Potiguar foi o pioneiro na publicação de quadrinhos nos jornais do Estado. Sem nunca receber pagamento pelo seu trabalho, Poti acabou se desestimulando e parou de publicar, mas não de produzir. Em recente visita a sua residência, integrantes da associação encontraram uma grande quantidade de material inédito. “Vamos batalhar para que isso seja publicado em forma de livro” afirma o Beto Potyguara, “é uma forma de reparar o trabalho não prestigiado do mestre”.
Além disso a associação vem organizando o Prêmio Mestre Poty. Uma premiação para as publicações e organizadores que prestigiaram a arte sequencial no ano de 2009. A entrega dos prêmios acontecerá no dia 15 de abril, dia do desenhista, no Shopping Estação.
A premiação irá dar abertura a exposição Mitos e Heróis, que se estendera até o dia 23. Com atrações culturais nos dias 15, 16 e 17, sempre a partir das 18h.

Fonte:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...