segunda-feira, 18 de julho de 2011

Marca de fantasia mostra processo editorial

Por Henrique Magalhães - 02.07.11 (por e-mail)


A costura dos cadernos é uma das etapas da produção dos livros
Desde 1995, quando se definiu o projeto editorial da editora independente Marca de Fantasia , mais de uma centena de publicações foram lançadas, como revistas, álbuns e livros. O projeto inicial, naturalmente, foi se modificando com o tempo, num processo dinâmico e criativo que contou com a participação entusiasta de autores e leitores de toda parte do país.
A Marca de Fantasia não tem fins comerciais, trata-se de uma editora acadêmica ligada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Está voltada à pesquisa e difusão de obras em/sobre História em Quadrinhos, bem como aos estudos que tratem vários aspectos das Mídias Digitais, da Comunicação Social, da Linguística, das Artes e da Cultura Pop.
Para manter uma produção efusiva, foi necessário desenvolver um método de trabalho que possibilitasse a produção regular de novos títulos sem que isto implicasse em acúmulo de exemplares nem despesas inalcançáveis. As publicações precisam ter pequenas tiragens sequenciais, que dêem margem a novos lançamentos ao mesmo tempo em que se repõe as tiragens dos títulos do acervo, sempre que há demanda.
Para as capas impressas em gráfica, em offset em cores, são tirados 200 exemplares, sendo esse o único custo considerável. Os miolos são produzidos em casa em impressão a laser, em tiragens de 10 ou 20 exemplares. Com esse método, é possível investir sempre em novos títulos, sem risco de encalhe ou desperdício. O fato de a editora não ser comercial é fundamental para a adoção desse processo, pois se pode ter o tempo necessário para a circulação da produção sem a pressão do lucro para cobrir o custo de novas produções.
Para manter esse processo também foi preciso contar com um método artesanal de produção. São várias etapas até a finalização da publicação, que vai da seleção do material – sempre de acordo com suas linhas editoriais – até o trabalho manual de encadernação. Contamos para isso com certo domínio de alguns programas gráficos, como CorelDraw, InDesign, PhotoImpact e DreamWeaver, para dar conta de todo o processo editorial, que se conclui com a divulgação e a venda.
Finalmente abrimos o “código fonte” da Marca de Fantasia e mostramos seu método de trabalho de forma didática e ilustrada. A convite do professor João Dantas Filho, Chefe do Departamento de Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA), de Juazeiro do Norte, Ceará, criamos uma apresentação em PowerPoint com um passo-a-passo da confecção artesanal dos livros e álbuns da editora. A palestra ocorreu no dia 28 de junho de 2011, com ampla participação dos alunos e professores dos cursos de Teatro e Artes Visuais.
Com a série de slides em pdf disponibilizada anexo, esperamos socializar a experiência adquirida em mais de 15 anos de produção da editora. O objetivo é estimular outros autores e pesquisadores a investir na edição de sua própria produção, ou na de outros, fomentando novos projetos editoriais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...