segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jeremias OBAMA

Jeremias vira o ‘presidente’ da “Turma da Mônica” - 11.04.11

Jeremias faz seu discurso
É tempo de mudanças, o mundo passa por uma fase de transformações, quebra de preconceitos e muita esperança. Pela primeira vez na história, o país mais rico do mundo é governado por um presidente negro e com ele uma onda de otimismo invade todo tipo de mídia e até mesmo o comportamento da sociedade.
A tal da “Obamania” não fica presa a apenas nos Estados Unidos e também está presente no resto do mundo. São milhares de referências ao presidente americano na televisão, cinema, quadrinhos, livros, revistas e internet.
No Brasil a alta popularidade chega também na série de quadrinhos da Turma da Mônica. Desde sua criação, o personagem Cebolinha mantinha o cargo de presidência do clubinho da turma dos meninos em suas histórias e na edição mais recente (de junho), uma nova votação é feita e Jeremias é eleito para presidir o grupinho.
O discurso eleitoral
Durante as cenas do gibi, Jeremias usa um discurso parecido com que Obama fez em sua campanha eleitoral com frases como “Eu tenho um sonho…” (“I have a dream…”) e argumentos de mudança, união, cooperação e prosperidade.
Jeremias é o único personagem negro das histórias da Turma da Mônica e foi um dos primeiros criado por Mauricio de Sousa, antes mesmo de Mônica, criada em 1959. Entre os personagens mais antigos de Mauricio junto a Jeremias estão o cachorrinho Bidu, Franjinha, Titi, Manezinho (que retornou recentemente), Zé Luiz, Xaveco (antes chamado de Chaveco), Piteco, Cebolinha e seu cachorro Floquinho.
Homenagem e referências
As histórias em quadrinhos da Turma da Mônica sempre acompanham os acontecimentos da época com paródias dos mais variados tipos de mídia. Não é difícil encontrar referências de clássicos do cinema, música, games e até outros quadrinhos.
Duas últimas recentes do Cebolinha trazem histórias interessantes. A primeira, lançada em abril, trás Cebolinha e Cascão na “Fuga pelos infinitos gibis” onde Cebolinha rouba o lápis mágico da Marina, que adora desenhar, e viaja com seu amigo por diversos outras histórias em quadrinhos e desenhos animados. Entre eles “Calvin e Haroldo”, “Asterix”, “Snoopy”, “Os padrinhos mágicos”, até uma hora em que eles se transformam em típicos personagens de mangá.
Na edição de maio é a vez dos games, onde Cebolinha joga videogame com seu amigo Xaveco com as guitarras do “Guitarrero”, paródia do popular jogo de música “Guitar Hero”. Xaveco ainda brinca com seu novo videogame “X-boca”, que tem o clássico problema das três luzes vermelhas do XBox 360. Outras séries já foram referenciadas nos quadrinhos: “Dragon Ball”, “Pokémon” e “Cavaleiros do Zodíaco”.
Fonte: Cultureba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...