segunda-feira, 25 de julho de 2011

“A história do Mestre da arte figurativa em barro”

Por Sill

Mestre Vitalino, artesão e músico (1909 / 1963)
Prezado visitante
Este projeto traz a tona o talento do cartunista caruaruense Sill, o criador do Cordel Comix. Ao mesmo tempo apresenta aos leitores mais novos, e relembra aos mais experientes, o significado e importância do Mestre Vitalino para a cultura brasileira.
O projeto Vitalino, o Menino que virou Mestre, trata de singela homenagem ao centenário do Mestre Vitalino e seus bonecos de barro. Certamente, essa seria mais uma entre tantas merecidas homenagens, que foram oferecidas a Vitalino, se não fosse pelo inusitado conteúdo do referido projeto o qual pretende contar a vida, e arte, do Mestre Artesão em história em quadrinhos (HQ).
Vitalino, o menino que virou mestre é uma HQ que se passa, inicialmente, em uma Caruaru do passado, um tempo bom, que viu nascer das mãos do menino Vitalino um universo feito de barro, barro esse retirado das margens de um rio Ipojuca, ainda limpo e puro, onde se podia pescar, nadar… Logo seus primeiros trabalhos foram levados para feira de Caruaru e o menino foi crescendo, moldando em si mesmo o mestre.
Com textos, e desenhos, desenvolvidos pelo cartunista caruaruense “Sill”, projeto de pesquisa de Arthur BigHead, orientação do epistemólogo Edson de Melo, e projeto gráfico de Alice Santos a (HQ), conta alguns dos principais momentos da trajetória surpreendente do artesão simples do “Alto do Moura” e sua fantástica arte da Caruaru do passado, até os dias de hoje, com seus descendentes e divulgadores.
Mestre Vitalino
“O mundo é para todos,  e todos precisam viver”
 Mestre Vitalino
O livro é uma emocionante homenagem ao mestre do barro, numa versão em quadrinhos, tornando a excelência do talento deste criador singular, popularmente acessível por meio de objetividade e clareza estética.
Este blog tem três objetivos:
  1. Divulgar o cartunista caruaruense Sill, o autor do HQ Vitalino e do Cordel Comix;
  2. Homenagear Mestre Vitalino enquanto artista seminal representativo da cultura pernambucana, ícone pertinente ao povo e cultura de Caruaru;
  3. Apresentar rápido resumo sobre a história e evolução de Caruaru
Esta primeira tiragem foi patrocinada pelo Sistema de Incentivo a Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife SIC/PCR (2010/2011).
Buscamos novos patrocinadores para intensificar as ações de acesso ao publico alvo, principalmente para jovens leitores, estudantes de arte e ciências humanas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...