segunda-feira, 18 de julho de 2011

GUERRA CONTRA MANGÁS E ANIMÊS DIVIDE OPINIÕES NO JAPÃO.

Por Kardion
O suplemento Segundo Caderno do jornal O Globo neste sábado , trouxe uma reportagem sobre a Lei do governo de Tóquio que impõe restrições a mangás e animes. A reportagem assinada pela jornalista Cláudia Sarmento define melhor o que tem acontecido no Japão por causa disso tudo.
A lei que o governo de Tóquio já aprovou e que limita a distribuição de imagens consideradas impróprias para menores , se tornou um amplo debate nacional .
A legislação se propõe ssegundo seus autores , a apenas proteger crianças de imagens violentas como estupro,incesto ou outros crimes de natureza sexual .
Mas alguns pontos devem ser analisados com calma nessa questão.


. As regras da lei abrem um fator perigoso, pois exige que a editoras se auto regulem , mas a decisão final sobre o que será publicado , cabe ao órgão oficial do governo .
.Associações de pais e educadores estão a favor da nova lei que entre em vigor em Abril
. Os profissionais da indústria pregam que os mangá e animes são um produto cultural japonês que divulgam o país no mundo inteiro. A inteferencia da burocracia acabaria com o produto como ele é conhecido.
.Hentais e animes pornográficos são vendidos em loja especializadas . Mas mangás com traços eróticos , podem ser adquiridos em qualquer loja.
.A imprensa entrou no debate alertando contra a censura , mas também dizendo que uma perigosa linha tem sido cruzada há tempos pelos editores.
Aqui no Brasil , já experimentamos o que acontece quando o governo controla alguma forma de arte. Os quadrinhos brasileiros estiveram sujeitos aos mandos e desmandos dos censores e o resultado foi trágico:editoras fecharam e não temos indústria de quadrinhos brasileiros até hoje , fruto de toda essa bagunça.
Mas será que a indústria dos mangás não estaria mais preocupada com todo o dinheiro que ganha com essa procura por produtos com conotação erótica , do que com necessariamente a tal "liberdade de expressão".
PUBLICADO EM 05-02-11



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...