segunda-feira, 18 de julho de 2011

Delcourt comprou a editora Soleil Productions

Por UHQ -05.07.11

Éditions DelcourtÉditions Delcourt comprou uma parte majoritária das ações da Soleil Productions tornando-se efetivamente proprietária da editora. O anúncio oficial foi feito em 22 de junho.
Soleil Productions foi criada por Mourad Boudjellal, em 1982, em Toulon, na França. Sua série mais famosa é Lanfeust de Troy, um enorme sucesso comercial. A Delcourt foi fundada por Guy Delcourt, em 1986, em Paris. As relações das duas editoras estão interligadas já há alguns anos.
Na década de 1990, a Soleil cedeu a gestão dos direitos internacionais de suas HQs à Delcourt e, em 2003, as duas empresas criaram a Delsol, companhia especializada na divulgação e promoção dos livros das duas casas editoriais (e distribuídos pela Hachette).
Soleil Productions
Embora Boudjellal ainda participe das decisões da Soleil, o empresário pretende se dedicar ao Rúgbi Club de Toulon.
Segundo a ACBD (Association des Critiques e Journalistes de Bande Dessinée), em 2010 a Éditions Delcourt era a terceira maior editora de quadrinhos do mercado franco-belga, publicando (incluindo material lançado pelas divisões Tonkam e Akata) 521 títulos, o que representa 10,09% dos lançamentos daquele ano.
No mesmo período, a Soleil lançou 374 títulos, ficando com 7,24% da produção de quadrinhos.
Média-Participations
A fusão das editoras resulta na mais importante - e comercialmente forte - editora independente do mercado franco-belga. Mantendo esse ritmo, a união das Delcourt com a Soleil permitirá que elas representem por volta de 18% do mercado, em 2012, uma cifra superior à do grupo Média-Participations, que em 2010 foi responsável por 13,07% da produção de quadrinhos.
notícia recente - e ainda não confirmada - de que a Média-Participations irá assinar um contrato com a DC Comics, em dezembro, para a publicação de seus títulos (que hoje está nas mãos daPanini Comics França) já pode ser vista como uma reorganização do mercado, e uma tentativa do grupo Média-Participations de não perder sua liderança no setor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...