sábado, 23 de julho de 2011

Al-Qaeda procura recrutar crianças com um filme de animação

Imagens mostram homens armados a cometer atentados
Por Público

Algumas imagens que pertencerão ao filme foram colocadas em site extremista
Algumas imagens que pertencerão ao filme foram colocadas em site extremista 
Apoiantes da Al-Qaeda na Península Arábica estarão a preparar um filme de animação destinado sobretudo às crianças, com imagens de militantes extremistas a cometer “actos heróicos”. Algumas imagens já foram publicadas no site al-Shamouk, ligado à organização terrorista.
Não se sabe quando o filme será divulgado, nem há certezas sobre se realmente existirá. Para já, foram apenas divulgadas imagens que terão sido retiradas desse registo e mostram pessoas de rosto coberto e armas na mão. Alguém que se apresenta como Abu al-Laith al-Yemen colocou uma mensagem no site extremista al-Shamouk a anunciar um filme que pretende fazer os mais novos aliar-se à Al-Qaeda.

“O filme de animação Al-Qaeda da Península Arábica é uma história muito entusiasmante”, lê-se no site de acesso restrito, citado pela BBC. “Pretende convencer os jovens e as crianças a seguir os passos dos precursores da ‘jihad’ islâmica. Inclui acontecimentos reais e actos heróicos”, adianta o autor da mensagem. “Inclui raides, acções armadas e assassínios”. Para o alegado responsável da Al-Qaeda, o filme será “uma alternativa ao veneno que é transmitido às crianças e jovens pelas estações de televisão”.

O facto de a Al-Qaeda na Península Arábica anunciar este filme “mostra um desenvolvimento significativo da atitude da organização em relação aos media e ao recrutamento”, considera Noman Benotman, analista da organização britânica anti-extremismo Quilliam, com sede em Londres. “Estão a tentar novos métodos para fazer do terrorismo algo entusiasmante para os jovens, e mesmo para as crianças.”

Esta forma de recrutamento poderá, no entanto, ter o efeito contrário, disse Benotman à BBC. “Muitos pais muçulmanos verão isto como uma tentativa da Al-Qaeda para criar divisões nas famílias e minar a autoridade dos pais.” Será também um sinal de que a Al-Qaeda na Península Arábica estará a procurar minimizar o descrédito em que tem caído com novas acções de propaganda.

Will McCants, académico especialista em extremismo islâmico e antigo conselheiro do Departamento de Estado norte-americano, disse à Reuters nunca ter visto “nada como isto”, e apesar de estar ainda céptico quanto à existência do filme, adiantou que este “indicará que a Al-Qaeda na Península Arábica está cada vez mais sofisticada nos seus esforços para chegar aos mais jovens”.

Este ramo da Al-Qaeda tem sede no Iémen e foi responsável por diversos ataques a alvos ocidentais, incluindo o atentado falhado no dia de Natal de 2009, quando um bombista suicida tentou fazer explodir um avião que seguia de Amesterdão para Detroit, nos EUA.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...