sábado, 15 de outubro de 2011

Super-Heróis Gays: Extraño (“Novos Guardiões”) e O Flautista (“The Flash”)

Por Cultureba
Extraño
O primeiro herói homossexual da DC Comics foi Extraño (também grafado como Estraño em algumas traduções) é exemplo claro de como não se deve retratar a homossexualidade nos quadrinhos.
Hartley RathawayCriado pelo roteirista Steve Englehart, faz parte da equipe Novos Guardiões, é um rapaz latino com todos os estereótipos atribuídos aos gays. O rapaz era espalhafatoso, exagerado, fútil e com falas repletas de clichês (similares as do personagem Danilo de “Os Mutantes” da Rede Record).
Extraño foi um grande embaraço para a editora, e para piorar ainda mais, revelou que o personagem contraíra AIDS, numa época em que a doença era vista com muito preconceito e atribuída a relações homossexuais. Para sorte dos leitores ele sumiu junto com seu chatíssimo grupo.
Então veio o segundo personagem homossexual da DC Comics, retratando melhor o tema. Tratava-se de um vilão regenerado, O Flautista (Hartley Rathaway), ex-inimigo de Flash.
Ele revelou sua opção sexual em uma conversa leve e descompromissada com o herói velocista e até hoje marca presença nas histórias do corredor vermelho.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...