quarta-feira, 22 de junho de 2011

PRÊMIO POTY: A MANADA já está em Natal e o RESULTADO já é conhecido!

Por Beto Potyguara
No dia de hoje chegou a confirmação do resultado final do Prêmio Poty, premiação criada para estimular a produção da arte sequencial potiguar e resgatar a memória gráfica do Estado.De antemão já podemos confirmar que a entrega dos elefantinhos se dará no PRAIA MAR HOTEL, em Ponta Negra, a partir das 10h da manhã do dia 10 de julho, dentro da programação do III YUJÔ FEST, nossos parceiros nessa empreitada.
OS "DUMBOS" foram produzidos pelo artesão ELIAS GALDINO, o "discípulo de Vitalino" (rimou). Mas na boa, apesar do selo de qualidade presente nas peças, acho que outras mãos "apalparam" os bichinhos durante o processo. Bem, infelizmente, isso faz parte também da cultura do brasileiro (perdeu um cliente). A partir de hoje começamos a contagem regressiva para entrega do Prêmio e para a liberação de espaço de minha estante (fora a limpeza diária). Não faremos suspense na divulgação dos vencedores, pois esse ano o descaso dos artistas, inclusive dos indicados, foi tamanha que só vamos cumprir a nossa parte por profissionalismo e por idoneidade. 
Mas apenas Wanderline enviou a versão impressa e em PDF do seu trabalho para ser repassada aos jurados (eu também, mas não vale, né?). Meu nome e cara é que ficam lá embaixo na hora de dar explicações as pessoas, principalmente ao Moacir Torres (Turma do Gabi e EMT Cultura - SP) e ao Matheus Moura (Bigorna e Toka di Rato - MG/MT). O Brum (cartunista e publicitário), carioca de nascimento, natalense por opção, já havia se decepcionado antes com a resposta (ou melhor a ausência dela) dos artistas à sua proposta de criação de uma tabela unificada para a oferta de serviços para todo o território potiguar (apenas 5 ases indomáveis responderam), então pra ele não foi novidade.
Para mim, o "patrocinador único" dessa vez, fica a máxima de que realmente "santo de casa não faz milagres" e em função disso está abortada a 3ª edição do evento e antecipada a proposta de regionalização da premiação de 2013 para 2012. O tempo é curto e talvez não role, mas também se for pra acontecer nesses moldes... é melhor nem acontecer. Segue agora o resultado final com os respectivos vencedores e votos - desculpe galera (jurados), mas não há necessidade de manter nada oculto, a transparência é que rege as nossas ações, a mente e o coração!
"E sigam-me os bons!"

RESULTADO FINAL:
MELHOR PUBLICAÇÃO DE 2011: (tudo concorreu e nós divulgamos por aqui de webcomic, a fanzine, passando por PRIMEIRA e segunda edições)
MATURI # 2 - UNÂNIME (4 VOTOS)

Outros indicados: AMIGOS, AMANTES, AMORES - CRÂNIO 19 e HISTORIA DO RN
2. MELHOR LANÇAMENTO DO ANO: (PUBLICAÇÃO INÉDITA)
AMOSTRA GRÁTIS 2 - WEBCOMIC (3 VOTOS)
Outros indicados: AMIGOS, AMANTES, AMORES (1voto) - LÓG  e SÓQ!

3. MELHOR EVENTO ( 2010 foi um ano escasso em eventos e até o que não considero como evento entrou na listagem)
MITOS & HEROIS (2 VOTOS )

Outros indicados:Fundação da ABAS em Natal (1 voto) e a Criação do Prêmio Poty (1 voto)

4. MELHOR DIVULGAÇÃO DA ARTE SEQUENCIAL POTIGUAR EM 2010 ( igualmente como a categoria anterior, foi a mais acirrada, decidida no detalhe e valeu o BI para Milena Azevedo)
2 votos 

Outros indicados: Mundo HQB (1 voto) e Portal RQ (1 voto)
5. MELHOR CONTRIBUIÇÃO PARA A ARTE POTIGUAR EM 2010
3 votos 
Outros indicados: Élson (1 voto) e Francinildo Sena

Bem... foi isso! Conseguimos este ano algo o resultado com uma maior antecedência e com uma melhor organização (e credibilidade), só faltou mesmo a participação e o reconhecimento daqueles para quem a premiação foi criada. A categoria "homenageado" também será extinta pelo jeito, pois só tem nos dado dor de cabeça nessas duas versões (e terá outro encaminhamento se nenhum fato novo surgir). Vamos valorizar quem valoriza o nosso esforço!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...