quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Marvel Vs. DC: crossovers frustrantes, até agora!

Por O sociopata no deserto
Desde que Marvel deixou de ser Timely Comics e passou a ser Marvel e a National Comics por sua vez tornou-se DC, esse era o tipo de conflito mais sonhado e almejado não só pelos fãs mas por quase todo mundo que estava relacionado a esse universo da arte sequencial, era como ver uma batalha entre o Olimpo e Asgard.
Em 1996 esse "sonho" ganhou vida pelas mãos de Jurgens e companhia. Esse supercrossover dividido em 4 edições, teve algumas séries subsequêntes (Marvel vs DC série 2, Marvel Vs. DC série 3, Marvel Vs. Dc x+1) e gerou a um pequeno universo de spin-offs (ou subverso caso prefira) dessas editoras, a Almagama Comics, que era um univero aonde diferentes heróis das duas titãs dos quadrinhos eram "fundidos" em grande mistura, mas essa "subeditora" não durou muito.
Sinopse,
1) Os heróis se encontram e por causa de algum mal-entendido, brigam.
2) Os heróis percebem o erro, se tornam amigos.
3) Finalmente se unem para lutar lado a lado contra um inimigo comum.
Apesar de ter como roteiristas Ron Marz e Peter David, e contar com a arte (que é uma das poucas coisas que pode-se que se salva nesse crossover) de Dan Jurgens e Claudio Castellini que são nomes até consagrados na nona arte, esse é o crossover que todos os fãs de quadrinhos querem esquecer. Um mega-caça-níqueis com roteiro fraco, fraquíssimo e com muitas brigas mal feitas e desnecessárias. Apesar de ser uma grande droga, não preciso dizer que gerou muito lucro né? Afinal, esse era o Devaneio de muita gente, sinal disso são as continuações.
LJA/Avengers (a exceção -BP)
Se por um lado Marvel Vs DC é um grande caça-níquel, essa série também em quatro edições com roteiros do ilustre Kurt Busiek e com desenhos de George Perez, se difere muito da primeira mesmo sendo ainda um caça-níquel, primeiramente por que apresenta um roteiro, um bom roteiro por sinal. Busiek é mestre ao colocar um desnível entre os heróis, geralmente em crossovers (como estamos falando de duas ou mais legiões de fãs dos distintos universos) os embates que ocorrem geralmente acabam em empate, mas em Lja/Vingadores, Busiek nos traz uma Liga muito superior a equipe da Marvel, que por sua vez é muito mais esforçada, vemos como é o choque entre esses dois universos, de maneira coerente, muito diferente do que vimos em Marvel Vs DC.
Apesar de não ser o ápice da carreira do Sr. Perez os desenhos estão em altíssimo nível. O roteiro ainda mantém de certa maneira aquela velha lógica clichê dos crossovers de quadrinhos, mas Busiek faz várias inovações de tal modo que você acaba não percebendo essa lógica, enfim é algo que se vale a pena ler.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...