quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dossiê Adaga

Por Museu do Heroi

Adaga
Dados sobre publicação
Publicado porMarvel Comics
Primeira apariçãoPeter Parker, the Spectacular Spider-Man Vl. 2 #64
(Março de 1982)
Criado porBill Mantlo
Ed Hannigan
Características do personagem
Alter egoTandy Bowen
EspécieHumano
Terra natalBoston, Massachusets.
AfiliaçõesNovos Guerreiros
Marvel Knights
ParceriaManto
Base de operaçõesNova York
ParentescoMelissa Bowen (mãe), "Lorde da Luz" (pai), Phillip Carlisle (Padastro,falecido), Michael Bowen (tio, falecido)
Personagem deManto
HabilidadesAdagas de Luz;
Cura de Toxinas;
Manipulação da Luz;
Regeneração Rápida


Adaga (Dagger, em inglês), é uma personagem dos quadrinhos da Marvel Comics, uma super-heroína que age em dupla com seu parceiro Manto. Surgiu numa aventura do Homem-Aranha (revista Peter Parker, the Spectacular Spider-Man Vl. 2 #64, março de 1982).Criada por Bill Mantlo e Ed Hannigan.

História

Tandy Bowen cresceu em Shaker Heights, um subúrbio de Cleveland, onde muitas pessoas ricas vivem. Melissa Bowen, sua mãe, foi uma célebre e egocêntrica modelo que havia se tornado rica, não só a partir de sua própria carreira, mas também de receber a herança de seu falecido marido. Posteriormente Melissa casou-se com Phillip Carlisle. Embora Tandy ficasse muito magoada com a perda do pai, ela acabou aceitando o novo casamento de sua mãe.
Aos dezesseis anos, se sentindo rejeitada, Tandy vira sua atenção para um adolescente mais velho chamado Rob Daltry. Mas este logo parte para o colégio, deixando-a sozinha esperando o ônibus numa rodoviária. Um homem tenta roubá-la, mas é impedido por Tyrone Johnson. Ela comprou-lhe comida e os dois aprenderam a vida nas ruas um com o outro.
Simon Marshall e seus homens marginais oferecem comida e abrigo a Tandy e Tyrone. Ingênua, Tandy aceita. Tyrone suspeitou que alguma coisa estava errada. Lá, elas foram golpeados e deixados inconscientes. Injetaram neles uma droga chamada Maggia que pretendiam usar como substituto para a heroína, e precisam de cobaias. Devido a fatores genéticos, Tyrone e Tandy sobreviveram enquanto as outras "cobaias" morreram com os efeitos da droga.
Tandy e Tyronne escaparam, pulando o rio. Não demorou e os poderes sobre-humanos começaram a se manifestar nos dois. Eles descobriram que Tandy poderia manter Tyrone alimentado com a sua luz que seu corpo passou a produzir. Os homens de Marshall atacaram e foram consumidos pela fome de Manto. Em seguida, Adaga jogou suas adagas de luz.
Os dois se tornaram Manto e Adaga, comprometendo-se a proteger outros jovens dos perigos que encontrarão. Tandy é ferozmente leal a Manto. Mesmo quando ofereceu-se para se reunir com seu padrasto, ela permaneceu com Manto.
Quando Manto foi manipulado por Nightmare, sem querer quebra todas as regras. Adaga procurou a assistência de Demolidor, Viúva Negra, Cavaleiro da Lua, Shang Chi e Doutor Estranho. Adaga foi forçada a usar seu poder total sobre Manto, que parecia estar sendo consumido pela escuridão. Conseguiu trazer-lhe ao normal. Manto recuperou seus poderes e com Adaga, dois continuaram as aventuras.
Mais recentemente,Reginald Mantz conseguiu replicar os poderes meta-humano de Manto com a drogra de Hormônio do Crescimento. Em seguida, ele abate Adaga e a deixa hospitalizada. Os Fugitivos e os Novos Guerreiros encontraram provas do plano de Mantz ao se disfarçarem.
http://media.comicvine.com/uploads/3/38185/820392-dagger__dark_x_men__large.jpg

Poderes e Habilidades

http://awsmnerdytime.files.wordpress.com/2009/12/300px-cloak_dagger_01.jpg
  • Adagas de Luz: Tandy pode formar 6 "adagas de luz",ela pode jogar essa adagas de luz em seus inimigos. Sua adagas se criam automaticamente em determinadas condições, como se outra pessoa estiver em perigo. O intervalo máximo de tempo de regeneração é desconhecido, mas é certo que se jogadas muito freqüentemente as adagas, estas podem diminuir o seu alcance. Tandy tem uma força limitada para controlar seu vôo e fazer as adagas irem aos alvos. Aqueles que são atingidos por essas facas têm a sua própria mente perturbada. Adaga pode, então, drenar a mente de seus inimigos; pode drenar tanto o cerébro que se quiser pode matar. Normalmente ela opta por deixá-los em estado de choque, assim eles terão uma visão de como sua vida poderia ser diferente. A experiência é poderosa o suficiente para fazer a maioria das pessoas repensar as suas escolhas, embora um criminoso endurecido é improvável que mude os seus hábitos.
  • Cura de Intoxicações: Tandy com sua energia também pode "purgar" uma pessoa, eliminando toxinas, drogas etc.
  • Manipulação da Luz: Objetos sem vida não são afetados por suas adagas; Tandy às vezes pode redirecionar as adagas para esses objetos e fazer com que ricocheteem. Outras vezes as adagas podem sumir se elas atingirem alguma coisa sem vida. Ela pode projetar as adagas para acendê-las, permitindo a iluminação de áreas escuras, como se por luz natural. Tandy também pode enviar adagas de luz na "barriga" de Manto e saciar a sua "fome".
  • Regeneração Rápida: Adaga pode se regenerar muito mais rápido que um humano normal, graças a luz que há dentro dela.
http://images2.wikia.nocookie.net/marveldatabase/images/thumb/1/1c/Dagger.jpg/200px-Dagger.jpg

Nível de Força

Humano normal do sexo feminino com habilidades pelo intenso exercício físico regular, com foco na melhoria da agilidade, em vez de capacidade de levitação.
http://th08.deviantart.net/fs17/300W/f/2007/187/5/9/Cloak_and_Dagger____by_Norke.jpg

Transporte

Teletransporta a si mesma quando necessário.
http://www.superherodb.com/pictures/portraits/dagger.jpg

Notas

Adaga é uma experiente bailarina. Ela também ficou cega um certo tempo, o que a obrigou a aprender como evitar obstáculos na escuridão.

Trivia

Adaga e Manto tem uma longa e complexa história cheia de detalhes que foi, posteriormente, contraída pelos escritores. Aqui estão alguns dos detalhes:
  • A fome de "luz" que Manto sente não é realmente um aspecto de sua conexão com a dimensão negra, mas algum tipo de ligação a uma criatura demoníaca na Dimensão Negra conhecida apenas como o Predador. A alimentação deste Predador precisa de luz da vida ou se enfraquece e morre. A ferir-se o Predador, Manto também é afetado.
  • Os poderes de Manto têm uma variedade de matrizes que raramente são referenciadas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...