segunda-feira, 18 de julho de 2011

“Orixás do Orum ao Ayê”

“Orixás do Orum ao Ayê” (Editora Marco Zero) é uma experiência temática até certo ponto inusitada para as histórias em quadrinhos. Este álbum, dividido em cinco capítulos recheados de narrativas arrojadas, traz ao público geral histórias que apenas eram partilhadas por quem freqüenta os lugares em que se cultuam os orixás. 


Espelhando-se em obras que divulgam popularmente as idéias de Buda, os ensinamentos espirituais e as parábolas da Bíblia Cristã, os autores usaram de uma linguagem poderosa apontando para uma nova geração de leitores, dos que crêem e os que apenas querem inteirar-se da concepção de mundo dos que seguem os preceitos do candomblé, para reproduzir histórias fascinantes e encantadoras. 

A sugestão é aproveitar a leitura para penetrar no universo do Olodunmarú e nos caminhos de Omulu, com as estratégias de Ogum e a generosidade de Oxóssi. 

A arte, representada aqui pelos quadrinhos, faz a conexão entre o Ayê (o mundo físico) e o Orum (a morada dos deuses), e se volta à tradição das épicas de Homero, Hesíodo e Camões, irmanando-se ao modernismo andradino, buscando o equilíbrio entre o sagrado e o mundano. Há resquícios de Henfil; também porções de Colin; e um pouco de Canini. As HQs brasileiras estão bem representadas e, de mãos dadas às deidades afro-brasileiras, fazem uma dança ritualística que dá gosto de ver. (com assessoria) 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...