segunda-feira, 18 de julho de 2011

Misto de HQ e romance gráfico, obra inova na forma de publicar livros

Por Ne10 - post 24.05.11
 

Todas as possibilidades estavam contra os autores gaúchos Rodrigo dMart e Índio San, que tentavam de todas as maneiras dar a luz ao romance gráfico Um outro pastoreio, que ganha lançamento em Olinda nesta quinta-feira (12). A solução foi fazer uma "ação entre amigos" e lançar a obra de forma independente através de um modelo cada vez mais usado, conhecido como "crowdfunding". Traduzindo: todo mundo interessado ajuda com doações para que o projeto seja realizado. E assim, o livro já conseguiu esgotar sua primeira tiragem.

A história se apóia no imaginário popular e se inspira na conhecida lenda gaúcha do negrinho do pastoreio. Apesar de ser chamada de "graphic novel" ou novela gráfica, um sofisticado nome dado aos quadrinhos, a obra mais se assemelha a um livro ilustrado. Em capa-dura e papel especial, Rodrigo conta que recebeu diversas negativas de tradicionais editoras de quadrinhos. "Ouvi muitos dizerem que não era vendável e chegamos a iniciar negociações com uma [editora], mas decidimos levar adiante sozinhos", disse ao NE10 o roteirista Rodrigo Dmart. 


Resultado de cinco anos entre pesquisa e distribuição, Um outro pastoreio é um exemplo emblemático das novas possibilidades que chegam ao mercado editorial. "Pedimos ajuda aos amigos e decidimos bancar tudo através de microfinanciamento. Em três semanas, vendemos todas as cotas e ainda continuávamos recebendo propostas de gente querendo ajudar", conta. 


O trabalho funcionou da seguinte forma: os autores Rodrigo e o ilustrador Índio San, ambos em Porto Alegre, colocaram 100 cotas de R$ 100 disponíveis para viabilizaram a impressão e o acabamento. Como estímulo aos apoiadores, cada pessoa que colaborasse receberia dois exemplares e seu nome constaria nos agradecimentos do livro. O sucesso da ideia já motiva três novos lançamentos que devem sair entre este ano e o próximo. 


Lançado no final do ano passado, Rodrigo está no Recife como parte de uma nova turnê de divulgação da obra. Uma parceria com a Livraria Cultura possibilitou uma melhor circulação e a obra também pode ser comprada através da internet. A viagem também serve para contar mais detalhes sobre como funciona esse método novo de publicação. 

Sobre o livro em si, é nítida uma influência da série em quadrinhos Sandman, mais especificamente o ilustrador Dave McKean, autor de Orquídea Negra, em parceria com Neil Gaimen e Asilo Arkham, com Grant Morrinson. "Essa referência é inegável, mas tentamos misturar diversas linguagens para chegar ao nosso próprio estilo", conta. Os autores também visitaram terreiros de Umbanda para conhecer mais da cultura afro-brasileira. 

Na trama, Iansã, a deusa dos ventos viaja ao mundo dos homens para resgatar Ogum, o senhor da guerra. Simão, um velho peregrino parte em busca de sua fé na companhia de um menino. Eles precisam recriar a lenda de um escravo que tinha o dom de encontrar coisas perdidas. Ainda que o paralelo não seja ideal, os autores também parecem retornar de uma jornada, no caso deles, bem-sucedida. 

Veja um preview da obra, abaixo

SERVIÇO

Um Outro Pastoreio Roteiro Rodrigo dMart e ilustrações de Indio San Independente, 208 páginas, R$ 50,00, à venda na Livraria Cultura

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...