sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pain of Salvation: HQ brasileira baseada na banda

Por Winplash.net - 15.04.11
Cabeça do projeto nacional Zap HQ, o roteirista santista Emílio Baraçal está desenvolvendo uma história em quadrinhos baseada na obra da banda de metal progressivo Pain of Salvation - e com total conhecimento e aprovação de Daniel Gildenlöw, líder do grupo.
A obra, que ganhou o título de "Entropia", não é diretamente inspirada no disco de mesmo nome. "Para que fizesse jus a um álbum, eu teria que contar com a ajuda dele na elaboração da história para que ficasse o mais fiel possível e como ele é ocupadíssimo, não seria garantia de que eu conseguisse trabalhar nisso com ele. Para não cometer um crime artístico, optei por outro caminho", explica o autor. O caminho ao qual ele se refere foi criar uma história original na qual o protagonista, Daniel Carter, é um rockstar 100% baseado em Gildenlöw, tanto no visual quanto na personalidade. E sua banda, Zeitgest, é a versão de Baraçal para o Pain of Salvation. "Foi pura coincidência suas características físicas, psicológicas serem muito semelhantes ao que eu estava procurando. Foi aí que decidi usá-lo de vez como inspiração. E ao usá-lo, decidi usar a banda inteira", revela.
Na história, Daniel é dono de um temperamento marcante, sendo guiado por uma ideologia quase utópica de um mundo melhor. Tudo muda quando o músico é preso por um crime que não cometeu, de forma que tem que provar sua inocência. Seu mundo vira de cabeça pra baixo. Curiosamente, na cadeia ele encontra um misterioso livro. E é esse livro que fará a diferença, determinando se ele consegue ou não provar que não foi o autor do crime.
Quem é fã do grupo vai encontrar toneladas de referências na história, já que Baraçal usa inclusive algumas músicas do Pain of Salvation como se fossem músicas do Zeitgeist. "Fiz uma seleção percorrendo toda a discografia «do PoS» e criei um álbum à parte. Procurei Daniel para autorização do uso das músicas e letras e desde então ele tem ficado entusiasmado em ver como vai ficar a obra toda e tem dado todo o apoio possível, o que me atingiu em cheio, me emocionou bastante", confessa.
Com arte do desenhista Felipe Watanabe, as quatro primeiras páginas já podem ser conferidas na web. Fã de HQs, o próprio Daniel Gildenlöw viu as artes e disse: "estou muito mais legal no gibi do que na vida real, mas posso esperar pra ver o trabalho pronto". Planejada para ter entre 120 e 140 páginas, a HQ "Entropia" ainda não tem previsão de ficar pronta, mas deve ser lançada por aqui em breve. As negociações com possíveis editoras (brasileiras e estrangeiras) devem começar em breve.
Imagens das quatro primeiras páginas:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...