sábado, 23 de abril de 2011

Biografia de Vitalino em quadrinhos

Em comemoração ao Centenário de nascimento do Mestre Vitalino, o cartunista Sivanildo Oliveira ou simplesmente o SIL, recebeu a incubência de adaptar a vida e a obra do mestre artesão para a linguagem dos quadrinhos. Um desafio e uma responsabilidade e tanto, principalmente, por que SIL também ficou encarregado da produção do roteiro e terá que fugir do seu traço caricato e infantil que lhe valerão a premiação de Melhor Cartunista pelo ÂNGELO AGOSTINI de 2009. Concentadíssimo em seu trabalho, preferimos não importuná-lo (dessa vez), mas ficamos na torcida que a obra corresponda ao brilhantísmo de Mestre Vitalino e a grande expectativa que ela envolve. Boa sorte, Sivanildo! 
Reproduzimos a seguir uma entrevista feita com o artista em abril do ano passado, pouco depois de ter recebido o Prêmio Ângelo Agostini. Conheçam um pouco mais desse artista versátil que retrata com propriedade a realidade nordestina (e brasileira), mas que ainda é tão pouco conhecido pela mídia especializada e por muito de seus pares, inclusive à nivel regional.(BP)

2 veís 1 pergunta, Sivanildo "Sill" responde !!

Por Saulo Dias - 2 viés 1 articulações - 15.04.2010
O entrevistado do mês de abril é o grande Sivanildo “Sill”, cartunista caruaruense–PE, 38 anos, vai bater um papo descontraído com o 2 veís 1 articulações.
1) O ano de 2010 não poderia ter começado melhor para você, sendo premiado no maior evento nacional de quadrinhos “Prêmio Ângelo Agostini”. Então comente sobre o prêmio, e como está sendo a repercussão na mídia? 
Iapôi! Ganhar o troféu Angelo Agostini de melhor Cartunista de 2009 foi uma satisfação arretada!! Já que a mais de 20 anos venho produzindo quadrinhos de humor, publicando em fanzines e jornais alternativos, sem muita pretensão, mas com muito amor pelo quadrinho nacional. Um ponto interessante do prêmio é que a escolha é feita através de votação. Certamente quem votou em mim, leu e gostou do meu trabalho e esse feedback serve de combustível para eu continuar pelejando na criação de cartuns. Infelizmente não pude comparecer ao evento de entrega do troféu no qual fui representado pela roteirista e escritora Anita Costa Prado. A repercussão na mídia de quadrinhos foi grande, muita divulgação, muita gente comentando... Em Pernambuco, a conquista do prêmio foi notícia em diversos blogs e também nas mídias impressa e televisiva.
2) No ano passado você conseguiu também o lançamento do livro “Cordel Comix” humor em quadrinhos, com incentivo do Governo de Pernambuco. Como está sendo a vendagem do livro? E como você vê essa relação das leis de incentivo? 
O livro tá vendendo relativamente bem, mas como todo produto cultural independente, esbarra na peleja da distribuição. Acho que as leis de incentivo são fundamentais para promoção da cultura de um modo em geral! Vale lembrar, que as leis de incentivo não são um "oba oba" e é preciso caprichar no projeto, para que ele possa ser aprovado. No projeto do Livro “Cordel Comix” tive a felicidade de contar com a produção de Alice Santos e com a assessoria de Arthur Big Head, incansáveis guerreiros, que foram fundamentais para a aprovação do mesmo. O qual foi realizado com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretária de Educação e Governo do Estado de Pernambuco.


Criador e Criatura
3) Depois do livro lançado e do prêmio conquistado como está sua produção? E o Cordel Comix Zine vai continuar produzindo?
Como a maioria dos meus cartuns são baseados na estupidez humana, não me falta inspiração, tô sempre produzindo. He,He,He,He! Editar o fanzine Cordel Comix, que teve seu 1° número lançado em 1996 e sobreviveu até 2001, foi uma experiência arretada. Através do zine comecei a manter contato com zineiros de todo brasil. Colaborei em diversos fanzines e muita gente boa colaborou com o Cordel Comix, talentos do quadrinho underground, como o casal Henry Jaepelt e Maria Jaepelt, Lupin, Laerçon Santos, Sidney Carvalho, José Salles, ... amigos que mantenho contato até hoje. Apesar das boas recordações, não está em meus planos editar novamente o fanzine. Principalmente agora que o fanzine virou livro. Acho que a seqüência natural é tentar vôos mais altos.


Cartum
4) Você é colaborador da Revista “Caruaru Hoje”, qual é o foco de abordagem da revista? E quais dos seus personagens fazem parte da revista?
Colaboro com a “Caruaru Hoje” há quase uma década. Uma publicação que aborda em suas páginas notícias sobre Caruaru e região. Caruaru do passado, presente e futuro. Geralmente colaboro com charges políticas e do dia a dia. Uma vez ou outra, também sai alguma coisa do Pitulino ou das Vacabundas meus principais personagens.

Pitulino
5) Seu trabalho retrata o humor nordestino e os fatos do cotidiano pernambucano porque resolveu abordar esses temas? Você também usa a política e o meio ambiente como tema e qual a sua relação com os mesmos?
Apesar de sofrer influências dos quadrinhos de toda parte do mundo, acho que pelo fato de ser nordestino acabei regionalizando meu trabalho. Ora, resgatando e registrando algumas expressões típicas do nordeste (ex: ouchi, eita, arretado, sipuada ,etc) ora, criando situações engraçadas do cotidiano do povo pernambucano, um povo simples e cabra da peste. Tento ser regional, sem perder o aspecto universal. É o humor de caruaru para o mundo! Em qualquer parte do Brasil tem político fazendo merda, o que faz da política uma fonte inesgotável para a produção de charges. Quanto ao meio ambiente, a mensagem que tento passar, é que a natureza se vingará de toda essa estupidez humana, que visando apenas os lucros está destruindo o planeta.
6) Sill fique a vontade para se expressar e deixar um recado para os nossos leitores. Mais uma vez obrigado pela entrevista.
Primeiramente quero agradecer a você, Saulo Dias e ao 2 veís 1 articulações, pelo espaço e pela atenção! Valeu mesmo! Gostaria de dizer a todos os leitores que ficaram interessados em conhecer o Livro “Cordel Comix - Humor em Quadrinhos” entrar em contato comigo pelo e-mail: sill.comix@uol.com.br para adquirir um exemplar com um desconto arretado de bom!! Ah, visitem meu blog:http://sillcartum.wordpress.com 
Abraço à todos!
Sivanildo Sill

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...