segunda-feira, 18 de julho de 2011

Onde está Wally?

Era com essa pergunta que muitas crianças perdiam horas em cima do livro do inglês de Martin Handford tentando achar o personagem em questão, o Wally. Com o título original de Where's Wally?, a obra foi lançada originalmente na Inglaterra, em 1987, e foi adaptado para 28 países, tendo seu auge na década de 1990.

A diversão do livro consistia em páginas completamente cheias de elementos visuais, cores vibrantes, com um cenário completamente elaborado para confundir o leitor, que tinha a missão de achar o personagem Wally escondido, entre todas as outras imagens coloridas da página.

Quando o livro foi adaptado nos Estados Unidos ganhou outro nome de Where's Waldo? (Onde está o Waldo?, em inglês). O porquê da mudança do nome nunca foi explicado pela editora que comprou os direitos de publicação.

A série contou com nove livros sendo cada um com uma temática, como parque diversões, circo, zoológico, etc, mas o objetivo era sempre o mesmo, encontrar o Wally.
Curiosidades
- Como os livros eram fabricados no tamanho de folha A6 (com a intenção de colocar muitos elementos visuais por página), e muitos leitores reclamavam do tamanho dos livros, em 1997, foram produzidos versões pocket (livros de bolso) da obra.
- Para quem acha que não valia à pena comprar um livro só para achar um homenzinho, podia comprar para achar seus amigos, que por vezes apareciam nos cenários. Conheça eles:
- Wilma: a amiga de Wally, ou se preferir, a versão feminina do Wally. Teve sua primeira aparição no livro The Ultimate Fun Book, mas nos EUA foi chamada de Wanda, a irmã gêmea de Waldo.
- O mago da Barba Branca: como um mestre para Wally, tem o papel de mandá-lo para a jornada de auto-descobrimento e se veste de vermelho, com uma longa barba branca. Teve sua primeira aparição em The Fantastic Journey.
- Odlaw: o inimigo de Wally. Seriam idênticos se não estivesse vestido em cores antagônicas as de Wally (preto e amarelo), e bigode. Teve sua aparição em Where's Waldo: The Magnificent Poster Book (dos USA). Seria melhor chamar de antagonista de Wally, já que nunca foi visto fazendo nada de absurdo (como um vilão).
- Woof: o cachorro do Wally. Super simpático, usando roupas apenas para se camuflar no cenário. Teve sua primeira aparição no mesmo livro que Wilma (The Ultimate Fun Book). O curioso é que, com exceção do livro Where's Wally: The Wonder Book, ao procurar o cachorro só é possível encontrar o seu rabo. E no livro dos EUA, ele é identificado como o cachorro da Wanda.
Além de ter que procurar vários personagens além do Wally, o livro também apresenta outras dificuldades como encontrar uma lista de objetos e seres a serem encontrados na imagem, como Lâmpada Mágica ou Chave dourada.
- Nos EUA, a série ganhou um desenho animado com 13 episódios, em 1991.
- A série ainda ganhou versões para vídeo games, sendo a mais recente para Nintendo DS.
Curiosidades curiosas 19
- 1g de DNA contém informações que ocupariam espaço em 1trilhão de CDs.
- O chiuaua é o cachorro que tem o maior cérebro no comparado com o tamanho do seu corpo.
- O diretor de filmes de cinema mais velho do mundo tem 101 anos.
- Astronautas usam fraldas.
- Louis Braille tinha 15 anos e era cego quando inventou a leitura em Braille.
- Frank Oz fez a voz do Yoda em Star Wars e também a de Miss Piggy de Os Muppets.
- Shakespeare inventou a frase “toc toc. Quem é?”.
- A Rainha Elizabeth lava a sua própria louça.
- A cada 200.000 bebês que nascem, um é siamês.
- A maioria das descargas de banheiro emitem o som em MI.

Onde está Wally?


Por Márcio de Oliveira - Jornal o Florense - post - 10.04.11

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...