segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pesquisa nos EUA diz que um entre cada quatro leitores de HQ tem mais de 65 anos


Então por que as HQs seguem tratando o leitor como criança?

Por Érico Assis - OMELETE - Postado em 15.03.11

O relatório de uma pesquisa divulgada pela Simba Information, empresa que estuda o mercado editorial dos EUA, informou que aproximadamente um entre quatro leitores de HQ no país tem 65 anos ou mais. Ou seja, aprendeu a ler na época do lançamento da Marvel de Stan Lee e Jack Kirby.
O destaque do relatório não informa se esta é a faixa etária que mais lê HQ nos EUA, mas ressalta o dado porque o mercado editorial continua em grande parte tratando todo tipo de HQ como leitura para crianças. A mesma Simba Information ressaltou esta discrepância no passado. O relatório completo só está disponível para assinantes do serviço, que pagam US$ 1.295 pelas informações.
Outra pesquisa, da Harris Interactive, afirma que 11% dos leitores adultos (18 anos ou mais) nos EUA leram uma graphic novel no último ano. Estratificada por faixa etária, a pesquisa coloca a Geração Y (aproximadamente 18 a 33 anos) como a mais ligada em quadrinhos: 18%. A Geração X (34-45 anos) fica logo atrás, com 11%.
Esta segunda pesquisa diz que apenas 4% dos leitores tem mais de 65 anos. Mas aí entra um detalhe: os questionários da Harris Interactive foram aplicados somente via internet, um método não muito recomendado para pesquisas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...