segunda-feira, 18 de julho de 2011

K-ótica pra ler e guardar

Por Milena Azevedo - GHQ (publicado em 13.03.11)

Quando um projeto faz o caminho inverso, partindo de uma publicação on-line para a impressa, é porque os autores sabem que já conquistaram um público fiel.
Três integrantes da equipe da webcomic K-ótica, Marcos Guerra, Leander Moura e Beto Leite, apostaram em suas histórias e lançaram, dentro do Projeto 1ª Edição, três HQs: Titanocracia, O Evangelho Segundo o Sangue e O que vai ser derrubado com o Machadão.
Na noite de sexta-feira, dia 11 de março, o TCP (Teatro de Cultura Popular) abriu suas portas para o lançamento de duas dessas HQs, contando também com apresentações dos artistas Louise Branco e Sebástian Fripp, e do grupo vocal Propagamus.
Logo na entrada, quem fazia as honras era Cristal Cavalcanti, membro da equipe K-ótica, que com um sorriso e um flash registrava a presença de todos.
Simpático como sempre, Marcos Guerra explicou aos presentes sobre os temas centrais das HQs Titanocracia e O Evangelho Segundo o Sangue, além de informar que a nova proposta da K-ótica é a de ser uma webcomic “aproximadamente” mensal, tendo a edição número 9 sido postada no mesmo dia do lançamento impresso pelo site da Revista Catorze.
Já Leander Moura confessou estar pensando seriamente em transformar todo o processo de produção e execução do Evangelho…, em seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), uma vez que ele e Guerra se debruçaram em pesquisas no Instituto Histórico e Geográfico do RN, buscando documentos, vestimentas, ornamentos e armas da época retratada, e contaram com a ajuda de Larissa Neves, historiadora e irmã de Guerra, cuja dissertação de mestrado foi o pontapé inicial para a trama da referida HQ.
Guerra e Leander ainda trouxeram alguns de seus desenhos e esboços para expor ao público, que conferia tudo atentamente; e o mais legal foi ver os pais levando os filhos para conhecer e comprar as HQs.
Em meio ao coquetel, ocorreram as apresentações programadas.
Só então Leander parou de desenhar com sua indefectível caneta-seringa.
Confiram abaixo alguns momentos do evento e, na seção vídeos, separei trechos das falas dos dois quadrinistas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...