domingo, 15 de janeiro de 2012

Dossiê Asterix



“Estamos no ano 50 antes de Jesus Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia habitada por irredutíveis gauleses resiste ainda e sempre ao invasor. E a vida não é fácil ás guarnições de legionários romanos dos campos entrincheirados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum...”
As aventuras destes valentes gauleses, viciados em javali e zaragatas tiveram ínicio em 29 de Outubro de 1959 na revista francesa “Pilote” quando René Goscinny (o argumentista) e Albert Uderzo (o desenhista), amigos há já 8 anos, decidiram criar uma personagem relacionado a um tema Francês, pois achavam que os jovens leitores franceses consumiam HQ americana demais.
Astérix e companhia ganharam vida, e estava trilhado o caminho para o sucesso e reconhecimento mundial (aliás Goscinny disse uma vez que o nome do gaulês começa com a letra “A”, para figurar em bom plano nas enciclopédias). Em 1961 foi lançado primeiro álbum, que iria iniciar uma coleção de mais de 30 divertidas histórias, em que Astérix e Óbélix se aventuraram desde a sua pacata (ou não) aldeia até lugares mais distantes como a Bretanha, a Helvécia, a Hispânia, o Egito (de Cleópatra) e até mesmo Roma (a capital do Império Romano). O que possibilitou aos autores brincarem e fazerem rir com os diferentes costumes destes povos.
Chefiados por Abraracourcix, os habitantes desta pequena aldeia à beira mar, eram os únicos resistentes ao Império Romano de Júlio César. A aldeia rodeada por quatro guarnições romanas, era um local perfeito para os seus habitantes, de um lado tinham o mar, fonte de peixe e de novos mundos, do outro uma floresta, repleta de javalis (o seu preferido manjar), romanos para espancar e ingredientes para a poção que lhes garantia a invencibilidade: a Poção Mágica, confinada pelo druida Panoramix, conferia temporariamente a quem a bebia força e invulnerabilidade sobre-humana.
Das numerosas personagens que participam nestas fabulosas aventuras aqui está a descrição dos mais importantes:
Astérix: “Pequeno guerreiro de espírito sagaz e viva inteligência, a quem são confiadas sem hesitações, todas as missões perigosas.” Personifica o altruísmo e valentia do típico herói.
Obélix: Como não podia deixar de ser numa HQ europeia a acompanhar o herói nas suas aventuras está o amigo bobo que irá colocar os companheiros em valentes trapalhadas. Inseparável amigo de Astérix, Obélix caiu na poção mágica quando era pequeno, ficando forte para todo o sempre, o que faz com que o Druida Panoramix o impeça de tomar a poção outra vez (apesar dos criativos estratagemas de Obélix para o enganar). Ao lado de Obélix está o seu minúsculo cão Ideafix (que uiva desesperadamente quando uma árvore cai), Obélix leva-o ás escondidas para todas as aventuras, mesmo contra as ordens de Astérix.
Carregador e escultor de menires Obélix é inocente, pouco dotado e sensível, adora javali e surrar os legionários romanos (os quais não compreende: “Estes Romanos são doidos!”).

Panoramix: O sábio Druida que criou a poção mágica. Experiente e perspicaz, os gauleses recorrem muitas vezes aos seus conselhos.


Abraracourcix: O chefe da aldeia, respeitado pelos seus súbditos, não se sabe muito bem se é ele ou a sua mulher (Bonemine) quem toma as decisões de chefia.

César e a sua Legião Romana: Os autores aproveitaram César para ironizar os políticos. Ambicioso e poderoso, César depressa aprendeu a respeitar Astérix e amigos. Quanto à Legião Romana, impotente e cheia de medo face aos gauleses, foi aproveitada para mais umas crítica aguçadas de Goscinny, uma memorável foi quando depois quando de levar uma surra de Obélix um legionário diz: “Alistem-se, realistem-se, conheçam o mundo! Diziam eles…” Visando os discursos apelatórios de recrutamento de jovens para a guerra utilizado pelo exército (americano e não só).


Os Piratas: Senhores do mar, tremem de pavor quando avistam um barco em que viaje Astérix e Obélix.



Assurancetourix: O Bardo da aldeia, canta tão mal que a sua voz desencadeia valentes tempestades, quando no princípio das aventuras os aldeões se despedem de Astérix e Obélix é impedido de cantar uma canção de despedida, e na jantarada final de cada aventura é amarrado a um árvore para não poder cantar. “No entanto, quando está calado, pode dizer-se que é um bom companheiro…”
Outros habitantes da aldeia: Existem muitas mais personagens nas histórias de Astérix, com personalidades distintas e bem construídas (humor não precisa ser superficial). Destaco Cetautomatix e Ordralfabetix, respectivamente o ferreiro e o peixeiro da aldeia, que nas suas constantes discussões e bocas simbolizam o gosto pela discórdia e pancadaria dos gauleses. Agecanonix e Madame Agecanonix, são um casal composto por um engraçado velhote e a sua (muito)jovem e estonteante mulher.
Infelizmente, depois de escrever várias aventuras, Gosscinny morreu prematuramente em 5 de Novembro 1977, contudo Uderzo continuou produzindo obras do Astérix, assumindo os roteiros, mas falta aquele sabor especial das sutis sátiras e analogias que Goscinny usava. Uderzo estava desenhando o álbum "Astérix entre os Belgas" quando soube da morte de Goscinny. O choque foi enorme: "Na altura, pensei em acabar com tudo. Dois anos depois recuperei. Por vezes penso que talvez devesse trabalhar com outra pessoa, mas quando penso nisso tenho a impressão de estar traindo um amigo, mesmo 23 anos depois do seu desaparecimento."


Astérix fez fez 45 anos no dia 29 de Outubro de 2004! Já ganhou duas adaptações para o cinema, inúmeras longas animadas, um parque Temático (em Paris), além dos mais diversos produtos com a sua marca estampada.
O final de cada aventura de Obélix e Astérix acaba sempre com a aldeia reunida numa valente ceia.
Estes destemidos fanfarrões só têm medo de uma coisa: Que o céu lhes caia em cima da cabeça! Por Toutatis!
Por Filipe Romero - Fanboy

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...