terça-feira, 10 de janeiro de 2012

As grandes sagas da Marvel

Por Thabata Borine - Garotas Nerds
Que a Marvel sabe como contar uma boa história, isso quase ninguém duvida, mas nos últimos anos ela mostrou que sabe mesmo é interligar as grandes sagas de forma a te fazer comprar todas elas. Se o negócio é vender, a editora do Homem-Aranha tem se mostrado eficaz, sempre terminando seus arcos com um gostinho de “não perca o próximo capítulo”. Aqui estão as principais, em uma certa ordem cronológica. Eu tentei evitar ao máximo os spoilers, mas se não quiser saber de nada mesmo, não leia!!
VINGADORES, A QUEDA
A Feiticeira Escarlate é extremamente poderosa e uma das minhas personagens favoritas, mas um pouco fora da caixinha. Na época em que os Vingadores eram felizes, ela viveu um romance com Visão. Lá também descobriu que não podia ter filhos. Devido a uma saga, Visão perde a capacidade de amar, eles se divorciam, e Wanda começa a perder mesmo o senso da realidade.
Um dia a Vespa começa a contar para ela sobre seu romance com Gavião Arqueiro, e dona Wanda relembra que teve filhos e que eles foram tirados dela. O problema é que ela nunca realmente os teve, só os desejou muito. Lembrem que ela tem o poder de alterar realidades (não usava por pedido dos Vingadores). A Feiticeira perde completamente o controle.

DINASTIA M
No final da saga anterior, Wanda fica muito mal, e durante meses Magneto e Charles se trancaram para tentar salvar sua mente, que está em pedaços. Xavier não consegue chegar a lugar nenhum, nem mesmo com a ajuda do Doutor Estranho. Então, uma grande reunião dos X-men e dos Vingadores é montada para decidir o futuro da moça. Quando todos vão ao local onde ela está para dar um basta em tudo, apenas vêem um clarão, e o mundo não é mais o mesmo.
Todos acordam em uma nova realidade e quase ninguém lembra da antiga (apenas Wolverine e uma mutante chamada Layla). Nesse novo mundo, os mutantes são a maioria, Magneto é o rei de tudo, e os humanos são a raça inferior. A saga termina com uma frase muito famosa: “Chega de mutantes”.
GUERRA CIVIL
A loucura da Wanda, a raiva de Hulk, e tantos outros problemas causados por heróis fora de controle levam o governo propor um ato de registro de heróis. A coisa começa a ficar séria mesmo depois de um acidente que mata mais de 600 pessoas por causa de inexperiência. Nesse momento em que o mundo se divide: de um lado os pró-registro (encabeçados pelo Homem de Ferro) e do outro, os anti-registro (com Capitão América no comando).
Agora o negócio é herói contra herói. Inclusive, o senhor Homem de Ferro emprega vilões na sua busca cega pela vitória. Nessa saga que Tony Stark comete três grandes erros que irão lhe perseguir por muito tempo em seus pesadelos: para se livrar do Hulk, ele o manda para outro planeta; coloca Norman Orborn do lado do bem; e mata um grande amigo dele indiretamente.
HULK CONTRA O MUNDO
Hulk volta a Terra com muito ódio no coração daqueles que o mandaram para outro planeta para se livrar dele. E literalmente “bota pra quebrar”. Esse arco é apenas para ver o Hulk batendo em todo mundo e provando que é um dos heróis mais fortes da Marvel.
INVASÃO SECRETA
Então os heróis descobrem que durante muito tempo os skrulls, uma raça que tem a habilidade de tomar forma de qualquer outro ser, ficaram no lugar de muitos personagens da Marvel. Começa a caça aos skrulls, sendo o problema descobrir quem eles são. Agora é amigo desconfiando de amigo, e novamente esquecendo quem são os vilões, o que leva a um final eletrizante: Norman Orborn assume o poder como o herói favorito da nação.
REINADO SOMBRIO
Norman vira o líder dos heróis e começa a mandar no mundo. Forma os Vingadores Sombrios, os X-men Sombrios, faz um grupo de líderes da humanidade (a Cabala), resumindo, põe a casa a baixo. É aí que o heróis precisam se unir novamente, pois agora ser morto por um dos subordinados do Patriota de Ferro (o novo nome do Orborn) é mais fácil que andar pra frente.
O CERCO
Continuando os eventos anteriores, Norman quer destruir Asgard para tomar o poder total da Terra. Mas os três maiores heróis da Terra se reúnem para parar de uma vez por todas o Reinado do Duende Verde: Capitão América, Homem de Ferro e Thor. Finalmente os heróis se unem novamente, voltam a ser amigos, e a Marvel entra para a nova saga dela: a Era Heróica.
A Era Heróica está saindo até hoje. O importante é ver o quanto a Marvel liga pontos, desde um passado onde a Wanda descobriu que não podia ter filhos até agora. Isso é que é saber pegar pontas soltas. Eu não falei de algumas sagas menores que também tiveram ligação com essas, para não ficar mais longo. Deixo vocês agora com a minha admiração pelo trabalho dessa editora, com a dica para lerem a edição dos Illuminati chamada “Rumo a Guerra Civil“, onde eles falam praticamente tudo sobre o futuro das histórias, nas entrelinhas (é muuuuuuuuuito legal) e com um resumão feito pelo Homem Gorila dos Agentes de Atlas (cheio de spoooileeers).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...