segunda-feira, 18 de julho de 2011

Flávio Luiz desenha um Nordeste futurista

O cangaceiro Severino é o personagem principal de O Cabra, nova HQ do baiano Flávio Luiz

Por: Doris Miranda - CORREIO - PUBLICADO EM 19.01.11
E se o cangaço acontecesse em algum lugar do futuro, num tempo incerto e pós-apocalíptico? Num período em que a seca se estende por todo o planeta. Pessoas convivem com seres mutantes, manipulam armas laser e sofrem com a falta de segurança. Este é o mundo de Severino Crispim dos Santos, cangaceiro conhecido por todos como O Cabra, cujo bando foi dizimado no dia de seu casamento, provocando nele um desejo i
ncontrolável de vingança.


O capitão Severino Crispim dos Santos é o personagem principal da HQ O Cabra

Poderia ser argumento de filme, mas não é. Trata-se da nova graphic novel do quadrinista baiano Flávio Luiz, 46 anos, que lança O Cabra, uma HQ sci-fi com toques tropicalistas. Como em seu último trabalho, Aú, O Capoeirista, esta sai em formato gigante.

“O Cabra consegue ser ainda maior do que Aú, que tem a proporção comum aos quadrinhos europeus. Segundo me falaram, é a primeira vez que um personagem 100% nacional está sendo apresentado dessa forma”, diz Flávio, que foi ilustrador do CORREIO.

Ele conta que teve a ideia de publicar assim quando mostrava os originais da obra para algumas pessoas. “Sempre me perguntavam se seria daquele tamanho. Aí, a ficha caiu e eu resolvi apostar. Acho que isso cria um diferencial e é bem legal para apreciar a história”, explica o baiano, que mora em São Paulo há dois anos.

A viabilização do projeto foi simples, já que a obra é publicada pela editora Papel A2, que Flávio Luiz mantém em parceria com a esposa, Lica
de Souza.

“Achamos que, criando nossa própria editora, estaríamos nos profissionalizando mais, cuidando melhor das questões como distribuição e impressão”, diz ele.

MAIS ADULTO
Diferente de toda a obra anterior de Flávio Luiz, O Cabra é uma mistura de gêneros. Não é romance, nem aventura, ficção científica ou história para macho. É tudo junto e misturado. E, por isso mesmo, bem real.


Flávio Luiz hoje vive em São Paulo, de onde toca a editora Papel 2

“É um projeto bem diferente de tudo o que já fiz antes, pois sempre começo pelos personagens. São eles quem me dizem de que forma suas história serão contadas. O Cabra foge um pouco do meu estilo mais humorado de contar histórias, apesar de ter um certo humor também. Essa é uma tentativa de uma temática mais adulta”, justifica Flávio, premiado três vezes no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e uma vez no HQ Mix.

Escrito e desenhado por Flávio, O Cabra é lindamente colorido por Artur Fujita, que pintou as séries Odissey e Trojan War, da Marvel. “Dei a ele o tempo necessário para ele me apresentar o melhor que pudesse fazer”, revela o baiano.

O resultado é muito bom e contribui para que a história de Severino seja compreendida na medida certa. “Para mim, é HQ Mix certo de melhor colorista para o Fujita”, sonha Flávio Luiz, autor de Rota 66, Jeb e Jayne Mastodonte. Com o também baiano Gonçalo Junior, ele desenhou o excelente álbum O Messias.

Por enquanto, O Cabra, que já teve lançamento oficial em São Paulo, só está disponível para os baianos no site da Livraria Cultura. Mas o autor anuncia que o livro deverá ser encontrado em breve na RV Quadrinhos, Galeria do Livro e livraria LDM. Para 2011, o cartunista planeja lançar o segundo volume de Aú, um livrão da Rota 66 e, se tudo der certo, O Cabra 2.
Confira o teaser de O Cabra:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...