segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mônica e Lulu: duas adolescentes de sucesso

Por: Pedro de Luna - JB

TMJ e Luluzinha Teen no Caderno B 17-07-2010
Renovação é a palavra chave para explicar o sucesso editorial de duas revistas em quadrinhos impressas em plena era digital. Originalmente, tanto a dentuça Mônica quanto a feminista Luluzinha já são umas senhoras. Mas ambas foram submetidas a um processo de rejuvenescimento, originando novos produtos.


Em apenas um ano de vida, Luluzinha Teen já chegou a marca de 80 mil exemplares por edição. Por sua vez, a Turma da Mônica Jovem se aproxima do segundo ano de circulação vendendo acima de 400 mil unidades. E que ninguém ouse falar em concorrência. O próprio Mauricio de Sousa prefere dizer que todos são participantes de mercado, e afirma que há espaço para todo mundo:


---- Cada lançamento gera mais leitores e isso é salutar para todos. Mais ainda para os leitores que podem escolher, criticar ou paparicar alimentando seu interesse.


O editor Daniel Stycer, da Ediouro, concorda que existem semelhanças, mas também diferenças:


---- A Turma da Mônica Jovem é um ótimo produto, assim como quase tudo o que Mauricio de Souza faz. Mas acredito que a TMJ se destina a um público um pouco mais jovem que Luluzinha Teen. Diferentemente da TMJ, que começou investindo bastante no universo fantástico, nossas temáticas sempre foram mais voltadas para o mundo real.


Porém, ambos mostram-se muito felizes com os resultados de seus lançamentos.


--- Confesso que superou até nossas expectativas. – diz Mauricio. --- Isso só aumenta nossa responsabilidade com todos esses antigos e novos leitores que abraçaram a idéia. Nesses dois anos sentimos que estamos no caminho certo, mas que não podemos nos acomodar no sucesso. É um público exigente e que sabe o que quer.


Stycer, por sua vez, frisa o posicionamento do novo produto:


--- Estamos bastante satisfeitos por termos conseguido consolidar a Luluzinha Teen em tão pouco tempo. Neste curto período, atingimos uma participação no mercado bastante significativa no segmento que atuamos, ocupando o 2º lugar.


Daniel Stycer editor da Luluzinha Teen


Stycer, editor da Luluzinha Teen: satisfeito com o 2o lugar no mercado.




DIÁLOGO CONSTANTE COM O LEITOR
Parecido ou não, o fato é que tanto a revista produzida em São Paulo quanto a elaborada no Rio de Janeiro pegaram carona em temas e ídolos do momento. Quando o filme Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, estreou nos cinemas brasileiros, rapidamente saiu uma versão em dois exemplares com a Turma da Mônica Jovem no papel dos protagonistas. Da mesma forma, Luluzinha teve uma edição chamada “Depois do Crepúsculo”.


Desde a primeira edição, em junho de 2009, quando tivemos a participação da Pitty, que procuramos trazer para a revista elementos do cotidiano dos jovens. Isto faz com que a gente esteja ligado em temas do dia a dia deles e também de seus ídolos. – explica Daniel. ---- O especial Crepúsculo teve relação direta com "a invasão dos vampiros" na literatura e no cinema. Nada impede que Lulu participe de outras sagas.


Aliás, se aproximar dos leitores é cada vez uma prioridade. Eles estão no comando e participam dos roteiros utilizando os canais da internet, como o Twitter, o Orkut e o e-mail. Mauricio explica que algumas sugestões dos leitores já foram adotadas nas histórias:


----- Já mudei até nome de personagem. Quadrinhos é comunicação e não se faz mais dentro de uma sala sobre uma prancheta. Hoje tem que ser interativo com o público para funcionar com agilidade.


Houve também uma grande transformação social. O adolescente de hoje é bem diferente de 50 anos atrás, não existe mais a distinção entre o “Clube do Bolinha” e o “Clube da Luluzinha”.


---- O que mudou, a nosso ver, é que até o início da adolescência, principalmente, meninos e meninas hoje em dia têm muito mais facilidade de se relacionar do que tiveram outras gerações. As barreiras caíram. Meninas jogam futebol, trocam figurinhas, garotos não têm vergonha de mostrar que são vaidosos. --- explica Daniel.


Mauricio de Sousa na prancheta


Mauricio diz que é preciso interagir com o leitor




SITE, DESENHOS NA TV E FILME EM 3D
Na semana passada, Mauricio estreou o novo site da TMJ. No entanto, ainda não vai ser agora que uma das maiores reivindicações dos jovens leitores será atendida: a de ler gratuitamente as histórias.


--- A internet é a democratização da comunicação. Mas também é um território em formação e tem seus problemas. --- diz Mauricio. --- Nós já publicamos histórias da Turma Clássica no site que são lidas gratuitamente na internet. Mas isso só é possível por termos bastante material de arquivo e que não canibalizam nossos produtos de venda. Afinal temos que pagar as contas no fim do mês. Mas estamos estudando alguma forma de abrir histórias da TMJ também.


Nas palavras de Marcelo Adriano da Silva, coordenador de marketing da editora Panini, a idéia do novo site foi reunir o universo da revista com interatividade, oferecendo desde o preview das revistas e até a criação de comunidades.


--- Hoje a Panini investe principalmente nas redes sociais. Temos uma equipe para trabalhar e informar com exclusividade os lançamentos dos produtos do Mauricio de Sousa, além de TV aberta e fechada onde está o nosso público.


Num momento em que começa a preparar sua sucessão na empresa, Mauricio se entusiasma ao falar de tecnologia. Os desenhos animados da Turma Clássica, como ele costuma chamar, estréiam na TV aberta neste sábado logo após a TV Globinho. Mas em breve serão lançadas as animações em 3D da Turma da Mônica Jovem, Turma do Penadinho e Astronauta.


--- A onda 3D veio com tudo e estamos também nessa. E os desenhos animados da turma jovem provavelmente serão realizados com a técnica do Avatar. --- anima-se o desenhista. --- As plataformas de comunicação estão surgindo a todo o momento. Além dos gibis temos que estar nos desenhos animados da TV, no cinema, na internet, nos games, no celular e o que mais vier. Veja que a revolução eletrônica não impede que vendamos bem os gibis em papel. A convivência é natural.


De fato, além dos canais eletrônicos, este senhor artista que em breve completará 75 anos de vida, continua produzindo muitas obras impressas. Agora os leitores encontram nas bancas os gibis da Mônica em inglês e espanhol, e na Bienal do Livro de São Paulo será lançado o primeiro livro da coleção Turma da Mônica Jovem. Além disso, existe um projeto para a revista do Chico Bento Jovem, com envolvimento ecológico, mas não em estilo mangá. A idéia é mostrar ao jovem que não é uma "regra" tentar a vida profissional na cidade e que o campo é um ótimo lugar para se conseguir qualidade de vida.


Turma da Mônica em inglês e espanhol


primeiro livro da Turma da Monica Jovem


Acima: gibis em inglês e espanhol e o 1o livro da Turma da Mônica Jovem


NOVIDADES CONSTANTES
Trabalhar com o público teen (12 a 15 anos) e tween (8 a 12 anos) exige novidades periódicas, como é o caso da Luluzinha Teen, que este mês levou para as páginas da revista a banda Cine, formada por quatro garotos de São Paulo.


---- Lulu quer sempre surpreender seus leitores. --- diz Stycer, destacando também ações interativas como o hotsite "participe da história", o especial do catálogo de moda e as edições especiais como a que foi escrita pela Thalita Rebouças (amigos.com.voce).


Também não existem fronteiras e limites para as ideias de Mauricio de Sousa. Depois de lançar suas publicações na China, ele está prestes a colocar seus desenhos animados na TV chinesa. E continua sonhando com a adoção do seu personagem Pelezinho como mascote da Copa de 2014, como noticiado com exclusividade aqui no Jornal do Brasil, em abril do ano passado.


--- Quando falei ao Pelé sobre a ideia ele adorou. Mas isso depende de negociação não só com os responsáveis pelos contratos do Pelé, mas com a CBF e a FIFA. Mesmo que não seja o símbolo de 2014 como uma justa homenagem ao melhor jogador de futebol de todos os tempos, pode ser um segundo mascote para alguns projetos junto aos organizadores desse espetáculo.

revista da Mônica lançada na China
Luluzinha Teen e sua turma jovem
PUBLICADO EM 17.12.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...