segunda-feira, 18 de julho de 2011

Origem dos super-heróis

Por Luís Felipe Soares Do Diário do Grande ABC (22.12.2010)
As histórias em quadrinhos nem sempre foram tão complexas quanto as atuais produções encontradas nas bancas e livrarias. Antes de se transformar em uma grande indústria do entretenimento, as ‘revistinhas'' se preocupavam apenas em divertir os jovens leitores que as compravam por poucos centavos.
O nascimento dos super-heróis marca o início da saga das HQs como as conhecemos e uma grande parcela de toda sua trajetória se deve ao pioneirismo da DC Comics. A história da editora norte-americana é mostrada na minissérie especial Coleção DC 75 anos, dividida em quatro partes e que apresenta em seu primeiro volume A Era de Ouro (Panini, R$ 17,90, 148 páginas).
Esse período dourado das histórias em quadrinhos é datado do fim da década de 1930 até meados dos anos 1940, ao fim dos combates da Segunda Guerra Mundial. A fase tem como seu grande primeiro ato o lançamento da revista Action Comics em junho de 1938, que estampava em sua capa o primeiro super-herói do mundo : Superman. As aventuras do personagem criado por Jerry Siegel e Joe Shuster logo se tornou um grande fenômeno entre os jovens dos Estados Unidos. Detalhe para os poderes apresentados pelo Último Filho de Krypton, que ainda não podia voar, mas era capaz de saltar sobre os maiores edifícios existentes.
O objetivo da Coleção DC 75 anos é dar oportunidade a atual geração de leitores para que tenham contato com os primeiros passos dos contos que tanto amam. Em A Era de Ouro, a Panini reúne em formato norte-americano as primeiras histórias de grandes ícones do universo das HQs.
APRESENTAÇÕES - No total, oito pequenos contos fazem parte da edição especial. É possível conferir o surgimento do Batman em, O Caso da Sociedade Química, lançado originalmente em maio de 1939 na revista Detective Comics; A Origem do Flash, lançada em janeiro de 1940; Surge o Capitão Marvel, de fevereiro de 1940; O Caso do Assassinato dos Homônimo, de novembro de 1941, onde o Arqueiro Verde deu suas primeira flechadas; e Apresentando a Mulher-Maravilha, original de dezembro de 1941 e janeiro de 1942.
Ao passar pelas páginas, é engraçado notar o quão simples eram as tramas desenvolvidas. Nada de grandes reviravoltas e arcos que poderiam movimentar toda a vida do protagonista. O heróis exerciam papel de detetives superpoderosos e com inteligência fora do comum. Apesar do enredo um tanto infantil, os personagens já tinham um carisma forte o bastante que os perseguem até os dias de hoje.
Não se pode deixar de lado a diferença brutal entre os traços da época em comparação as ilustrações modernas. O pouco detalhes dos cenários, os recortes das cenas dos quadrinhos, a mistura de cores vivas e os espaços destinados a pequenas explicações da histórias caracterizam os primórdios da nona arte.
TRAJETÓRIA - O início das atividades da DC Comics é contado na introdução DC e A Era de Ouro. O texto aponta que tudo começou graças ao talento artístico do Major Malcolm Wheeler-Nicholson, que deixou o exército norte-americano para dedicar seu tempo a escrever romances, adaptações de contos e elaboração de curtas histórias. A origem da editora rival à Marvel Comics se deve a empresa National Allied Publications, criada por Wheeler em 1934. Com o passar dos anos, o contato com novos empresários e a união com outras editoras do ramo foi criando o passado da casa de Superman e outras figuras. A DC Comics surgiria décadas depois.
O interessante da introdução é a presença de curiosidades envolvendo a trajetória dos super-heróis até chegarem às bancas. Antes de estampar a capa da edição número um da Action Comics - título mais antigo publicado até hoje -, a ideia de Superman havia sido descartada por outras empresas. O sucesso do personagem fez com que o escritor e desenhista Bob Kane descobrisse que, se queria ganhar dinheiro, era preciso que criasse um herói tão popular quando o Homem de Aço. O estilo noir da revista Detective Comics, ainda em atividade atualmente, foi essencial para que Kane imaginasse o sombrio Batman, sua identidade secreta Bruce Wayne e a cidade de Gothan City.
As brigas envolvendo os personagens e figuras características da Segunda Guerra Mundial foram essenciais para o bom rendimento das revistinhas. Era comum encontrar publicações com brigas dos superheróis, símbolos do poderio dos Aliados, com vilões representantes das forças do Eixo. O término dos combates esfriaram as vendas e questões éticas do mercado de quadrinhos acabaram por determinar o fim da Era de Ouro.
A DC Comics é conhecida pelos fãs por ser a casa de criações que delinearam o andamento da indústria. Os personagens podem não ser tão populares quanto algumas figuras de outras editoras, como a Marvel, mas são reverenciados por todos que acompanham a arte sequencial e merecem total respeito. A republicação de suas primeiras histórias mostra a gratidão pelo trabalho da Velha Guarda.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...