segunda-feira, 18 de julho de 2011

Estudos sobre História em Quadrinhos - Edgard Guimarães

Edgard Guimarães tem se notabilizado pelo apuro com que trata o universo das Histórias em Quadrinhos, seja editando álbuns e livros, seja publicando regularmente o fanzine QI (Quadrinhos Independentes), um dos mais importantes fanzines brasileiros do gênero e dos mais longevos. Outro campo de atuação de Edgard, que desenvolve com a mesma competência, é o dos estudos acadêmicos voltado aos Quadrinhos, com os quais participou de vários congressos da Intercom e os transformou em livros, muitos deles publicados pela Marca de Fantasia.
Fruto de sua experiência criativa, editorial e de suas pesquisas, temos mais uma obra desse autor profuso, que enriquece sobremaneira o olhar sobre a linguagem das Histórias em Quadrinhos, arte ao mesmo tempo tão popular e tão pouco conhecida.
Nas palavras do autor, “este volume apresenta um estudo amplo sobre a História em Quadrinhos, inicialmente voltado para o meio acadêmico, mas numa linguagem acessível a todo interessado por esta forma de expressão e comunicação”. O livro reúne artigos cujas temáticas vão da questão da produção, divulgação e distribuição de edições independentes de HQ à análise sobre a Crítica de Arte e a Crítica de Histórias em Quadrinhos. Buscando entender o que vem a ser a Nona Arte, ou Arte Sequêncial, Edgard utiliza argumentos sólidos conceituar a História em Quadrinhos no artigo “Uma caracterização ampla para a História em Quadrinhos e seus limites com outras formas de expressão”.
Outros temas abordados pelo autor são: “Narrativa e corte psicodélicos nas Histórias em Quadrinhos”, dando ênfase ao estudo da linguagem das HQ; “História em Quadrinhos como Instrumento Educacional”, sobre a adequação da Linguagem da História em Quadrinhos ao registro, difusão, produção e preservação de informações, notadamente as de caráter científico; “Linguagem e Metalinguagem na História em Quadrinhos”, abordando outros aspectos dessa linguagem artística.
Apesar de ter sido elaborada em várias etapas, o conjunto da obra se apresenta complementar e bem integrada. Certamente este livro não esgota o estudo e as abordagens pertinentes à História em Quadrinho, que é um sujeito de investigação tão amplo e inesgotável. Esta não é sua intenção. Mas, com certeza, preenche algumas lacunas no campo acadêmico, ainda tão reticente à pesquisa sobre uma arte que até pouco atrás era considerada apenas como uma para-literatura.
Texto: H. Magalhães.
Maiores informações e vendas:
http://www.marcadefantasia.com.
Fonte: EMT

PUBLICADO EM 09.12.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...