segunda-feira, 18 de julho de 2011

E na Europa o POPEYE levou fumo!

Popeye para todos na Europa

Popeye
Desde o dia 01 de janeiro, está liberada na Europa a utilização da imagem do marinheiro Popeye em qualquer tipo de produto, de camisetas a jogos de computador, sem a necessidade de pagar direitos autorais (royalties) ou pedir autorização. Segundo as leis de lá, o personagem passa a domínio público 70 anos após a morte do autor, E de fato acabou de completar sete décadas desde que Elzie Segar, o criador de Popeye, deixou a terra, em 1938.


Porém a questão não é tão simples assim. Quando o Mickey Mouse entraria em domínio público, a Disney e a indústria do entretenimento americano se mobilizaram e conseguiram mudar a lei no congresso nacional, alterando de 70 para 95 anos o prazo para um personagem entrar em domínio público nos Estados Unidos. Ou seja, pela legislação norte-americana, Popeye continua protegido até 2024.


Popeye apareceu pela primeira vez em 1929, numa tira chamada Thimble Theatre, em plena depressão americana. Atualmente o proprietário do copyright nos EUA é a King Features, uma empresa do grupo Hearst. Ainda hoje, os direitos sobre a marca rendem milhões de dólares por ano. A questão será alvo de disputa em tribunal e deve durar todo o ano de 2009.


Popeye em alemão


A CARREIRA DO MARINHEIRO
A primeira vez que Popeye apareceu na TV foi num desenho animado da Betty Boop de 1933, animado pelos estúdios Fleisher. Na seqüência ele ganhou seu próprio desenho, chegando a marca de 109 episódios gravados pela Fleisher até 1942, quando a Paramount passou a produzir o desenho, até 1956, totalizando 231 episódios. Foi nessa segunda fase que apareceram a Olívia Palito, Brutos, Gugu e Dudu e os sobrinhos do Popeye.


Em 1960 Al Brodax criou uma nova versão para a King Features/Paramount com mais personagens como a Bruxa do Mar e Alice, aquela amiga gigante da Olívia que mais parece um robô. Em 1978, a Hanna Barbera criou o desenho “Popeye, O Caçador de Tesouros”. Em 1987 o mesmo estúdio criou o filho do marinheiro. Quem não lembra também de personagens secundários como Dudu, o comedor de hambúrguer que promete pagar na terça? E ainda o vovô Popeye e o Jeep-Jeep, uma criatura esquisita com poderes mágicos?


Popeye Robin Willians
Popeye também chegou ao cinema com Robin Willians no papel principal, teve suas histórias traduzidas para diversas línguas e contabilizou mais de 600 desenhos animados. No auge da fama, o personagem conseguiu gerar um aumento de 30% no consumo de espinafre nos EUA. Ele ganhou até estátua em Cristal City, no Texas, e outras cidades americanas. Usando a relação espinafre/força, as mães convenciam seus filhos a comer a verdura. Por outro lado, recebia críticas por estimular psicologicamente o uso da força e o consumo de alimentos enlatados.

Estatua Popeye Ilinois
Popeye estatua Texas
Popeye placa Cristal City


Aqui no Brasil, além de ter seus gibis nas bancas e os desenhos na TV, Popeye foi o primeiro mascote do Flamengo. Segundo o site Eusouflamengo.com a idéia surgiu na década de 40 “a partir do chargista argentino Lorenzo Mollas, que viu no Popeye a força e a persistência do Flamengo, além de sua óbvia ligação com o mar. No entanto, tal mascote nunca foi muito popular entre a torcida do clube”.
Popeye mascote do Flamengo


Popeye gibi brasileiro
Obs: dessa vez não foi o Brutus quem derrotou o velho marinheiro e sim a própria indústria cultural e consumista que lhe deu vida. Nem o espinafre lhe safou dessa vez...Pu! Pu!(BP)
PUBLICADO EM 07.12.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...