segunda-feira, 18 de julho de 2011

Raros quadrinhos eróticos americanos dos anos 1930 a 50 ganham caixa de luxo em português

Bíblia, catecismo, não se sabe por que diabos os livrinhos com quadrinhos eróticos clandestinos eram chamados assim, tinham essa conotação religiosa. Mas a editora alternativa Peixe Grande continua publicando compilações deles em caixinhas muito simpáticas, com o sugestivo preço de R$ 69. Depois de "Quadrinhos sacanas", que mostrava a produção nacional além de Carlos Zéfiro, agora é a vez de "Quadrinhos sujos", que documenta as chamadas Tijuana Bibles, revistinhas eróticas que circularam entre os anos 1930 e 1950 nos Estados Unidos.
Diferentemente das historinhas criadas pro Zéfiro e seus seguidores, geralmente enfocando pessoas comuns, o foco das Tijuana Bibles eram os famosos, as celebridades de Hollywood a partir dos anos 1930. Os protagonistas iam de galãs como Clark Gable, Errol Flynn e Tyrone Power até divas do cinema como Bette Davis, Joan Crawford e até a gracinha animada Betty Boop, passando por outros personagens de animação, como Branca de Neve, e francesinhas, que simbolziavam o erotismo na América de então. Por isso, os 4 livrinhos que compõem a caixa estão divididos em temas: damas, cavalheiros, animação e Paris.
É curioso ver cenas envolvendo, por exemplo, a trupe de comediantes Irmãos Marx em cenas picantes, bem como os grandes nomes da época. É como se, hoje, as historinhas fossem com Angelina Jolie, Brad Pitt ou Scarlett Johanssen, por exemplo. Em comum, além dos roteiros toscos e das situações absurdas, a baixa qualidade dos desenhos (a maioria feita por anônimos) que, ainda assim, eram um pouquinho melhores do que alguns catecismos brasileiros.
O pesquisador Gonçalo Junior, que compilou a coleção, disse que não foi difícil achar o material:
- Não foi difícil. Antes de fechar os quatro livros, comprei pela Internet de um colecionador americano um lote com 300 volumes em fac-simile desses gibizinhos pornográficos publicados nas décadas de 1930 e 1940 - conta Gonçalo, que não soube dizer se as Tijuana Bibles chegaram ao Brasil na época, mas não acha que elas influenciaram Zéfiro:
- Não há registros e acho um tremendo equívoco fazer qualquer relação entre elas e Carlos Zéfiro. Este, acredito, jamais viu um Tijuana Bibles. A fonte de inspiração dele eram os quadrinhos melosos para mulheres publicados pela Editormex entre 1955 e 1965 (com dois quadrinhos por páginas). Esta é uma pesquisa que ainda estou desenvolvendo no momento, mas posso afirmar com convicção.
E por quê essa conexão curiosa com a igreja, Bíblia lá, catecismo aqui?
- A conexão existe, aparentemente. Mas, por incrível que pareça, não há sustentação. Parece-me coincidência. Catecismo é um termo ligado a Zéfiro e relacionado a iniciação, ao aprendizado. E Bíblia às Tijuanas. Têm a ver com o formato de bíblia de bolso, com a venda destas encadernadas.
PUBLICADO EM 16-11-10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...