segunda-feira, 18 de julho de 2011

Os 60 anos de Peanuts em tênis, camisa e jóia

Peanuts em tênis, camisa e jóia"

Por: Pedro de Luna

peanuts a turma toda

No último dia 02 de setembro, a tira Peanuts completou 60 anos de criação. A semente de tudo começa anos e anos atrás, com um filho de barbeiro que era um péssimo aluno na escola. No entanto sua mãe resolveu incentivar o talento da criança, que adorava o personagem Popeye, e o matriculou num curso livre de história dos quadrinhos na Universidade de Minnesota. Mas o sonho de infância do rapaz Charles Schulz só começou a se tornar realidade após a II Guerra Mundial, quando o cartunista regressou do front, após batalhas na França e na Alemanha.


Antes de se chamar Peanuts, as tirinhas de Li’l Folk começaram a ser conhecidas pelos leitores do jornal St. Paul Pioneer Press, de Minesota. Mas o jovem Schulz pensava grande e enviava insistentemente seus trabalhos para a agência de notícia United Features Syndicate, em Nova York, que distribuía tiras pelos correios para jornais norte-americanos. Quando enfim foi aceito, na primeira semana sete jornais compraram suas tiras. Seis meses depois, Peanuts já saía em 100 publicações diferentes.
Charles Schulz


PEANUTS NO BRASIL


O leitor brasileiro conheceu as tiras de Charlie Brown, Snoopy e companhia em 1962, quando a editora Ebal começou a publicar as tirinhas com o nome de Peanuts de Minduim. A tradução para o português era feita pelo Ziraldo.


Morando em Santa Rosa, na Califórnia, Schulz se casou e teve cinco filhos. Desenhando diariamente suas tiras a lápis e nanquim, foi também um visionário, ao desenvolver o conceito de licenciamento. Hoje os seus personagens estampam 20 mil produtos diferentes no mundo inteiro. Isso sem falar na presença em mais de 2.600 jornais de 75 países, e os 300 milhões de livros vendidos.


A ÚLTIMA TIRA


O cartunista ficou conhecido por nunca permitir que alguém desenhasse suas tiras e por não ter assistente. Em 1999 descobriu um câncer e decidiu publicar sua última tirinha inédita (abaixo) no dia 03 de janeiro de 2000, aos 77 anos. Nela, escreveu que era um afortunado e que é “impossível criar humor fora da realidade”. Schulz faleceu pouco algumas semanas depois, na noite de 12 de fevereiro.
a ultima tira de Peanuts
LANÇAMENTOS COMEMORATIVOS


Em comemoração aos 60 anos de Peanuts foi lançada uma linha exclusiva da Lacoste com os personagens brincando com o famoso jacaré, além de um Snoopy cravado de pedras preciosas e outros mimos. A editora L&PM vêm relançando todas as tiras em álbuns belíssimos. Na eleição dos melhores de 2009, coloquei o primeiro livro da série na minha lista. O segundo foi lançado em março de 2010 e o terceiro saiu no mês passado, na Bienal de São Paulo, mas ainda não tive o prazer de ver ao vivo. Aguardo ansiosamente por este prazer, ó puxa.
peanuts vol 1 da LPM
peanuts 2 da LPM
peanuts 3 da LPM




PRODUTOS BACANAS COM A MARCA PEANUTS



Camisa pólo, tênis com tirinhas, cachorro em diamantes, qual desses você gostaria? 

tênis all star de snoopy e sua turma

camisa  lacoste charlie brown

estampas lacoste homenagem a peanuts

snoopy em diamantes de 370 mil dolares
Publicado em 21.11.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...