segunda-feira, 18 de julho de 2011

O dia em que "Deus" virou um boneco de pelúcia

Por: Pedro de Luna (08.11.2010)

Carlos Ruas e o personagem Deus

Assim como política e futebol, o povo diz que com religião não se brinca ou se discute. De fato, quando o assunto envolve o desconhecido, mexe com as pessoas, vide os posts a respeito que coloquei aqui e aqui. Mas o niteroiense Carlos Ruas não parece se preocupar com isso. Tanto é que as suas tiras do site Um sábado Qualquer traz como protagonista o próprio Deus! Bati um papo com ele por e-mail, confira.


JBlog >> Carlos, você sobrevive de HQ ou é só um hobby, um frila?
Carlos Ruas - Nunca achei que um dia fosse sobreviver de HQ, A área de humanas é pouco valorizada no Brasil. A gente pensa duas vezes antes de fazer artes ou teatro, assim perdemos bons talentos que resolveram ser engenheiros por precaução, nada contra, eles estão ganhando 5 mil no mínimo enquanto o Designer mil e quinhentos e olhe lá!


Começou com um hobbie, mantive esse hobbie por 1 ano e meio quando vi a oportunidade bater em minha porta, nesse tempo ele já possuia mais de 10 mil visitações diárias. Percebi que ele tinha potencial para me dar retorno, a empresa que eu trabalhava me ajudou entrando em falência, então meti a cara e hoje consigo viver de quadrinho, amo o que eu faço! Mas mesmo assim nunca teria sido minha primeira opção pelo fato da insegurança financeira.


JBlog >> Você tem religião ou estuda teologia? Pq escolheu este tema?
CR - Adoro estudar história, teologia e religião. É um tema que eu tenho gosto e facilidade de lidar, tenho uma grande facilidade em criar humor com mitologia, esse foi o motivo da escolha de meus personagens bíblicos. Sobre a minha religião, é um assunto delicado, foi difícil agradar evangélicos, católicos e ateus em um mesmo ambiente. Se eu falar que sou de um lado o outro pode se enfezar, então prefiro ficar em cima do muro, é mais seguro e tô bem assim.

tira carlos ruas Papai Noel e Deus


JBlog >> Soube que você lucra 2 mil reais por mês só com venda de anúncios. Quem são as pessoas que compram?
CR - Depende do publico alvo, o meu é jovem, então muitas lojas de informática me procuram. Anuncio em blog é que nem Outdoor, tudo depende do numero de pessoas que tê vêem. Visitação é tudo para os blogs. Se 5 mil pessoas te vêem você terá um preço, se forem 20 mil você terá outro preço. Dependendo da visitação que as empresas se interessam em publicar nele, e assim você começar a ter retorno com ele.


JBlog >> O boneco de pelúcia de Deus já está sendo vendido? Quantos já foram comercializados?
CR - Sim, ele está disponível na LOJA no blog. Já foram vendidos no total mais de mil e quinhentos Deuses de pelúcia, acho que ele nunca esteve tão onipresente.
Estou realizado com o sucesso dele, acho que fui a primeira pessoa a fazer um Deus de pelúcia.


JBlog >> Você diz que tem 10.000 visitas diárias. Como conseguiu esta façanha?
CR - Hoje já estou com 34 mil visitações diárias. Tudo depende da divulgação, essa é a parte mais difícil, no início tive a sorte de um dos maiores blogs de humor do Brasil, o jacaré banguela, ter me divulgado em um post, de 100 visitações por dia passei para 700, dai então a inércia foi me levando, o boca a boca foi fantástico, mas para isso tem que ter o primeiro empurrão, eu tive a sorte de ter tido ele logo no começo.


JBlog >> O blog e o personagem já te ajudaram a conseguir clientes de ilustração?
CR - Claro, mesmo não sendo famoso, o blog funciona como um ótimo portfólio. Recomendo a todo ilustrador fazer um. Tive varias propostas de charges e caricaturas, mas hoje me dedico integralmente ao blog, não faço mais trabalhos por fora, tenho que focar.

tira carlos ruas diabo e sua esposa


JBlog >> Você já fez algum curso ou desenha desde criança nestes 25 anos de vida?
CR - Não, quem me ensinou a desenhar foi meu Pai, desde pequeno ele me deu as noções básicas, mesmo sendo psiquiatra. Se tornou uma paixão, na escola, minha carteira ficava toda desenhada, o cara da limpeza devia ter raiva de mim. Mas sozinho fui criando meu traço, revistas de quadrinho e chargistas famosos me ajudaram muito no meu conhecimento e na elaboração de minha identidade.


JBlog >> Você ja publicou estas tiras em algum jornal ou revista?
Bem, tudo que eu obtive foi através do meio virtual, acho que a balança da mídia cada vez pesa mais para a internet. É claro que adoraria vê-las em jornais, até que já existe em alguns regionais, mas não é minha prioridade, estou bem apenas com o blog.


JBlog >> E por fim, qual a sua expectativa para a ComiCon Rio 2010, que acontece esta semana?
CR - Estarei lá, Feliz! Acho que o quadrinho vem tomando cada vez mais importância no Brasil, muita gente acha que é coisa de criança, essa imagem que temos de mudar. Infelizmente ainda não lancei meu livro para lançá-lo na Comicon, mas até a Bienal de 2011 já estarei com ele.


NR - Se Deus quiser, Carlos. Se Deus quiser...
carlos ruas tira Deus exorcizando o demonio

deus de pelucia por Carlos Ruas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...