segunda-feira, 18 de julho de 2011

Muito mais do que heróis de collant

Conheça algumas HQs sem super-heróis que serão adaptadas ao cinema

Nunca se adaptou para o cinema tantas histórias em quadrinhos quanto na primeira década deste século. E apesar de ter marcado o início dessa tendência, "X-Men", dirigido por Bryan Singer em 2000, não beneficiou apenas histórias estreladas por super-heróis, mas também abriu os olhos dos executivos para o segmento alternativo dos gibis.

"Tank Girl" hoje é cult (BP)
Não que os quadrinhos undergrounds nunca tivessem ganhado adaptações. Porém, em sua maioria, os filmes oriundos de HQs alternativas não conseguiram chamar a atenção do público que não era familiar àquelas histórias, fato ocorrido com "O Juiz" (1995), "Tank Girl" (1995) e "Mundo Cão" (2001).

Mesmo com limitações visuais, Tartarugas Ninjas foi um marco na época! (BP)
Uma parcela menor até conseguiu bilheterias expressivas, mas não sem sofrer sérias mudanças em suas tônicas e roteiros, o que desagradou os leitores dos gibis – foi o que ocorreu com "As Tartarugas Ninja" (1990) e "O Máskara" (1994), em que am
bos tiveram o grau de violência atenuado, visando atingir um público maior.

"The Mask" foi um dos precursores que funcionaram (BP)
Porém, com o sucesso dos longas estrelados por heróis dos quadrinhos, os estúdios aumentaram a procura por gibis com potencial para a tela grande - inclusive os considerados alternativos, muitas vezes por incentivo de uma nova geração de cineastas, que consome e admira esse tipo de publicação.

A estreia nesta semana de "Scott Pilgrim Contra o Mundo", baseado na graphic novel de Bryan Lee O'Malley, lançada no Brasil pela Conrad, faz parte desse pacote de adaptações propostas pelos estúdios. Mesmo assim, o filme não escapou da sina de tantas outras produções: mesmo com o barulho feito durante a San Diego Comic-Con (um dos principais eventos pop do mundo) deste ano, o filme decepcionou em seu lançamento nos EUA. Ficou apenas na quinta posição em sua semana de estreia - e por pouco não foi parar direto nas locadoras brasileiras.
Independentemente do fator "fracasso de bilheteria", nesse momento parte de Hollywood se debruça em HQs alternativas e anuncia o lançamento de uma série de adaptações, que irão desafiar um mercado muito mais interessado em justiceiros de collant e cuecas em cima das calças - conheça algumas delas abaixo.


Capas das HQs "The Boys", "Fugitivos" e "Morte"
"The Boys" - Dynamite Entertainment
História: Retrata o cotidiano de um grupo de vigilantes que utiliza métodos pouco ortodoxos para manter os super-heróis na linha.
Situação:
Os direitos pertencem à Sony Pictures e boatos apontam o diretor Adam McKay como favorito ao cargo.
"Fugitivos" - Marvel
História: Tudo acontece depois que um grupo de jovens decide formar uma equipe para enfrentar seus próprios pais, que atuam como super-vilões em Los Angeles.
Situação:
A Marvel Studios paralisou o projeto, que já conta com o diretor Peter Sollett confirmado, alegando o excesso de lançamentos de filmes com seus personagens.
"Morte" - DC/Vertido
História: O filme seria estrelado pela personagem Morte, coadjuvante da série "Sandman", mas a trama não foi detalhada.
Situação:
Antes do término da New Line, o roteiro estava pronto e o próprio autor dos quadrinhos, Neil Gaiman, deveria dirigir.


Capas das HQs "Preacher", "2 Guns" e "R.I.P.D."
"Preacher" - DC/Vertido
História: Tudo gira em torno do pastor Jesse Custer, que após receber uma energia divina que lhe confere o poder conhecido como "voz de Deus", se junta a um vampiro e a uma assassina para descobrir o que aconteceu com o paraíso após o sumiço do Criador.
Situação:
Nas mãos do produtor Neil Moritz, o filme ainda procura por um diretor – que, segundo boatos, deve ser o cineasta Darren Aronofsky.
"2 Guns" - Boom! Studios
História: O enredo policial retrata dois oficiais disfarçados que acabam investigando um ao outro sem que suas agências saibam disso.
Situação
: O estúdio Universal já tem em mãos o roteiro escrito por Blake Masters e, no elenco, o ator Vince Vaughn - Owen Wilson ainda pode entrar nessa.
"R.I.P.D." - Dark Horse
História: Após sua morte, Nick Cruz entra para Rest In Peace Department, divisão do que seria uma polícia do além, responsável por investigar casos envolvendo o mundo dos mortos.
Situação:
A Universal já contratou o diretor Robert Schwentke e o ator Ryan Reynolds. No momento, o roteiro é adaptado por Phil Hay e Matt Manfredi.



Capas das HQs "3 Story: The Secret History of the Giant Man", "Lore" e "Gravel"
"3 Story: The Secret History of the Giant Man" - Dark Horse
História: retrata três períodos da vida de um homem que não para de crescer por causa de uma doença, e é bem quisto pelo governo norte-americano.
Situação:
Será adaptado e dirigido por Dustin Lance Black, premiado com o Oscar pelo roteiro de "Milk - A Voz da Igualdade".
"Lore" - IDW
História: Tudo acontece no momento em que criaturas mágicas enfurecidas retornam à Terra, após um longo período em que ficaram afastadas por membros da sociedade secreta dos Shepherds – que, sem um herdeiro, conta com a ajuda de uma heroína para salvar a humanidade.
Situação:
Cory Goodman e Jeremy Lott trabalham na primeira versão do roteiro, que será entregue para os produtores Andrew Lazar e Rick Jacobs.
"Gravel" - Avatar Press
História: William Graves é um ex-agente do governo inglês, que trabalha por conta própria solucionando problemas sobrenaturais - e cobrando por isso.
Situação:
Warren Ellis, autor da HQ, é quem atualmente roteiriza e produz a adaptação com a Legendary Pictures.
"Earp: Saints for Sinners" - Radical Publishing
História: Na trama, o xerife Wyatt Earp se depara com uma sociedade em frangalhos que tem como único foco de prosperidade Las Vegas.
Situação:
Primeiro projeto de adaptação de uma HQ de Sam Raimi após sua saída da franquia "Homem-Aranha". Até o momento, as produtoras Mandeville Pictures e DreamWorks aguardam o roteiro de Matt Cirulnick, autor da HQ.
PUBLICADO EM 05.11.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...