segunda-feira, 18 de julho de 2011

Zélio – 50 Anos de Uma Aventura Visual

O livro Zélio – 50 Anos de Uma Aventura Visual, traz 445 ilustrações do artista e será lançado no próximo dia 16 de novembro
Por Renato Lebeau -Impulso HQ
O livro, de Enock Sacramento, das Associações Paulista, Brasileira e Internacional de Críticos de Arte, traz uma visão geral dos 50 anos de carreira deste pintor, jornalista, artista gráfico, escritor, caricatrista e ilustrador, marcando a entrada no mercado da Barbosa Lima Editores
A Barbosa Lima Editores e a Petrobras lançarão, em 16 de novembro, o livro Zélio – 50 Anos de Uma Aventura Visual, de Enock Sacramento, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a partir de 18h30, em São Paulo.
O próprio artista define o duplo lançamento: “Por conta da web, grandes empresas provocam ‘frisson’ nas bolsas, mas cabem em ousadas sacolas de criativos empresários; a equipe é um chip e uma ideia.Existem no notebook de alguém com talento e criatividade. Selma, a Barbosa Lima, minha editora deste livro, joga neste time e fez desta edição semente para uma empresa editorial que se volta para o universo dos artistas com um olhar diferenciado e criativo. Gosto do livro sobre meus ‘50 anos de uma aventura visual’, inclusive por seu olhar empresarial que possibilitou a integração entre crítica, obra, autor e vida em tal harmonia que o leitor percebe o todo convivendo com os detalhes dos trabalhos de um artista em seu momento e habitat”, diz Zélio.
Com 180 páginas e 445 ilustrações, o livro ainda conta com prefácio do irmão Ziraldo, e traz uma análise do trabalho realizado pelo artista desde os anos 50 até os dias atuais. Cada capítulo é introduzido por um texto do próprio Zélio.
Sobre o livro, Enock Sacramento, crítico de arte e autor de outros 14 títulos sobre arte e artistas brasileiros, comenta: “Zélio é um artista múltiplo que, ultimamente, vem se dedicando sobretudo ao ofício de pintor. Antes, porém, atuou como cartunista e ilustrador, entre outras atividades.
Em 1976 fez a ilustração para uma capa da revista suíça Graphis, a mais prestigiosa publicação destinada às artes gráficas do mundo (para se ter uma idéia do feito, Picasso fez, anteriormente, 5 capas exclusivas para a revista). Ajudou também a criar o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Acredito que a produção de 50 anos de Zélio precisa chegar ao conhecimento das novas gerações.”
Sobre a Barbosa Lima Editores
“Como empreendedora cultural, vejo meu trabalho como sendo também uma expressão artística. Os projetos que desenvolvo são minha forma de arte. Produzir uma amostra cultural, uma exposição ou editar uma obra precisa estar à altura do próprio objeto do trabalho. Sendo assim, é natural este “passo” em direção à integração total, com o lançamento de um livro impresso para valorizar um verdadeiro trabalho artístico”, diz Selma Barbosa Lima, da Barbosa Lima Editores que, com este lançamento, chega ao mercado editorial dos livros de arte em nosso país.

Lançamento do livro Zélio – 50 anos de uma aventura visual
Data: terça-feira, 16 de novembro
Horário: a partir das 18h30
Livraria Cultura Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2.073 – Cerqueira César
São Paulo – SP
(11) 3170-4033 
PUBLICADO EM  16-11-10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...