segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cebolinha comemora 50 anos com edições especiais de luxo

Por Marcus Ramone - UHQ

Ele tem somente cinco fios de cabelo, tem dislalia, vive levando surra de uma menina baixinha, dentuça e gorducha - contra a qual apronta as mais criativas traquinagens e sempre se dá mal - e tem como melhor amigo um garoto que não toma banho.
Apesar disso, é um dos personagens mais carismáticos dos quadrinhos brasileiros e acabou de completar 50 anos de sucesso, levando no currículo a conquista de crianças e adultos no Brasil e em diversos outros países, não apenas nos gibis, mas também nos desenhos animados, nas propagandas de TV e em produtos licenciados.
Cebolinha foi um dos primeiros personagens criados por Mauricio de Sousa, inspirado em um amigo de infância do desenhista.
Quando estreou em outubro de 1960, nas tiras do jornal paulista Folha da Manhã, ainda tinha muitos fios de cabelo espetados, que foi perdendo com o passar dos anos, ao mesmo tempo em que ganhava novas características visuais e de personalidade.

Esperto e perseverante, ele é o maior criador de planos "infalíveis" do Bairro do Limoeiro, sempre tentando surripiar o coelho encardido da Mônica para derrotá-la e conquistar o duvidoso título de dono da rua.
As celebrações desse aniversário especial começaram no último mês de outubro, no gibi Cebolinha # 46, que apresentou uma aventura de mais de 30 páginas com a participação de vários núcleos dos personagens da Turma da Mônica.
E continua em novembro, com o lançamento - em comic shops e livrarias - de Cebolinha 50 anos, edição em formato 19 x 27,5 cm, capa dura, 160 páginas coloridas e preço ainda não definido, que reúne algumas das melhores histórias do personagem.
A capa da coletânea emula a da edição de estreia do primeiro gibi do Cebolinha, publicado em 1973 pela Editora Abril.
Mas a surpresa do álbum fica por conta de uma HQ inédita, escrita por Flávio Teixeira, desenhada em estilo mangá e estrelada por Cebola, a versão jovem do homenageado.
Ainda neste mês, o personagem adolescente será título de uma edição especial em cores, Cebola Jovem # 1, que traz a aventura O Grande Prêmio, na qual ele participa de uma corrida espacial e, ao lado de toda sua turma, enfrenta um conhecido vilão.
O gibi tem 96 páginas e chegará às bancas com distribuição nacional.
Além de tudo isso, o leitor tem a opção de procurar os exemplares antigos de sua coleção dos gibis da Turma da Mônica - que as editoras Abril, Globo e Panini ajudaram a construir - e reviver grandes momentos do personagem.

Isso inclui o casamento com a Mônica - com direito a um casal de filhos resultante dessa união -; o nascimento de um irmão caçula - cuja última aparição foi em Mônica # 26 (Editora Abril, junho de 1972) -; o primeiro encontro com o Louco, na porta de um hospício; a transformação em uma versão mirim do super-herói Capitão Marvel; e muitas outras passagens curiosas, como a primeira participação do Cebolinha em um plano "infalível", que completou 40 anos em 2010.
Uma vida bastante movimentada para um garoto que todo ano sopra apenas sete velinhas no aniversário.
PUBLICADO EM  13-11-10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...