segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tibica, de Renato Canini, chega às livrarias pela Editora Formato

Por Sidney Gusman - UHQ

Está chegando às livrarias um clássico dos quadrinhos nacionais. Trata-se do álbum Tibica - O defensor da ecologia (formato 21 x 28 cm, 96 páginas em preto e branco, R$ 29,90), de Renato Canini, publicado pela Editora Formato, um dos selos da Saraiva.
A edição, que tem prefácio da jornalista Mery Weiss, reúne diversas tiras, ilustrações e cartuns (alguns desses materiais inéditos) do indiozinho defensor da natureza e seus amigos, que chegaram a ser veiculados no Universo HQ, quando da primeira reformulação do site, em 2001.
Tibica surgiu no ano de 1978, para um projeto da Editora Abril chamado Tiras, e chegou a ser publicado em vários jornais do País. Ele critica a violência, a devastação das florestas, a poluição e a exploração do índio pelo branco. Sempre de forma incisiva, mesmo que isso esteja "disfarçado" de um tom satírico.
Renato Canini, natural de Paraí, no Rio Grande do Sul, continua sendo considerado um dos mestres do humor nacional. Dono de uma simplicidade ímpar, se expressa com pouquíssimos traços, o que demonstra sua genialidade.
Para saber mais sobre a vitoriosa carreira desse autor, que brilhou nas revistas Recreio, Crás! e, principalmente, fazendo histórias do Zé Carioca para o núcleo Disney da Abril, leia a entrevista que ele concedeu ao Universo HQ há alguns anos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...