segunda-feira, 18 de julho de 2011

Programação de primeira a disposição da galera carioca nesta semana!

3a Semana de HQs da Travessa agita o Rio

3 semana de hqs da livraria da travessa RJ


Laerte, Ota, Allan Sieber, André Dahmer, Rafa Coutinho, Carlos Patati, Edna Lopes, Renato Alarcão, Fabio Lyra, Heitor Pitombo, Tiago Elcerdo e Stevz. Poderia ser a escalação de um time de futebol de campo, mas é quase isso. Estes são os nomes de profissionais envolvidos com quadrinhos que estão confirmados para a 3a Semana de Quadrinhos promovida aqui no Rio pela Livraria da Travessa.
A coordenação mais uma vez fica a cargo de Alzira Valéria (FOTO), coordenadora do NUEHQ (Núcleo de Eventos de Histórias em Quadrinhos), que foi criado pelo Departamento de Comunicação e Marketing da livraria, cujos os responsáveis são Benjamin Magalhães e Gabriela Giosa. "Quando entrei na livraria da Travessa, há pouco mais de três anos, meus colegas e chefes, citados acima, me propuseram tentar organizar um evento que fosse voltado para um público de histórias em quadrinhos", conta Alzira. "Como pesquiso e gosto muito do tema fui atrás dos contatos com editoras, autores, editores e pesquisadores. Desde 2008, sempre no mês de outubro, acontece a Semana de Quadrinhos da Travessa".

Alzira Valeria e a livraria da travessa

Mas, Alzira, como é feita a curadoria para evitar cair nos mesmos nomes e temas de sempre? "A sugestão de temas e nomes é feita por mim de acordo com associação de temas que procuro extrair do próprio convívio com o mercado, da relação com o público, autores e, principalmente, levando em conta as obras recentemente publicadas. Procuro fugir de temas que já são discutidos em muitos fóruns. Busco tratarmos sobre aspectos da linguagem de quadrinhos que são menos explorados, e procuro evidenciar o trabalho dos artistas independentes, para os quais atribuo o mérito da força que os quadrinhos nacionais vem adquirindo nos últimos anos".


Humm... E qual o interesse da livraria, além de vender livros de quadrinhos? "Nosso interesse com o NUEHQ é garantir espaços para as discussões e acesso à diversidade de títulos dos vários gêneros da nona arte, acompanhando o crescimento do mercado e a profissionalização do segmento". Tá dado o recado, Alzira. E você, leitor, veja abaixo a programação intensa do evento e participe, pois a entrada é gratuita em todas as atividades.

Serviço:
Terceira Semana de Quadrinhos da Travessa: Itinerários da Arte Seqüencial
De 13 a 17 de outubro de 2010, no Rio de Janeiro.
13/10/2010: 17h30 – HQ na MAISON - Abertura da Semana de Quadrinhos na Mediateca da Maison de France. Mesa com Laerte e Rafael Coutinho. Lançamento do livro Muchacha pela Quadrinhos na Cia. Playlist por Laerte animando o evento.
Mediação: Maria Clara Carneiro.

14/10/2010: 17h30 – TRAVESSA OUVIDOR – Mesa: CLÁSSICOS DAS HQS: Com Heitor Pitombo, jornalista especializado em hqs, fazia a coluna Comic Reef da revista Mosh. Carlos Patati, roteirista e estudioso de Hqs. Autor de títulos teóricos e ficcionais. Fabio Lyra, quadrinista autor de Menina Infinito.

15/10/2010: 17h30- TRAVESSA OUVIDOR – Mesa: Raio X da HQ. Com Renato Alarcão, ilustrador e professor. André Dahmer, quadrinista, autor dos Malvados e poeta. Edna Lopes, quadrinista.

16/10/2010: 16hs – no CCBB - Oficina de Quadrinhos Juvenil/Adultos, com os quadrinistas Tiago Lacerda, o Elcerdo e Stevz da Revista Beleléu.

16/10/2010: 17h30 – TRAVESSA CCBB – Mesa Relatório OTA. Com OTA, quadrinista e editor. Editou a Revista MAD por duas décadas. Allan Sieber, quadrinista, animador e roteirista, autor de Preto no Branco, Vida de Estagiário, É tudo mais ou menos Verdade. Allan também dirigiu a premiada animação Deus é Pai. Mathias Maxx – jornalista, é editor da famosa revista independente Tarja Preta. A particular rotina de Mathias inspirou o artista Arnaldo Branco a criar o hilário personagem Capitão Presença, em sua homenagem.

17/10/2010: 16hs – no CCBB - Oficina de Quadrinhos Infantil, com os quadrinistas Tiago Lacerda, o Elcerdo e Stevz da Revista Beleléu.

17/10/2010: A partir das 14hs na TRAVESSA BARRA – CLUBE SCOTT PILGRIM BRASIL -
14h - Apresentação do fã-clube
14h30- Campeonato de Games - auditório barra
17h30- Quiz Scott Pilgrim/ Premiação Vencedor Quiz.
19h - Desfile de Cosplay personagens Scott Pilgrim / Premiação Vencedor Cosplay
Publicado 12.10.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...