segunda-feira, 18 de julho de 2011

Márcia, a Neurótica: Blog Criciumense de tirinhas diárias


O recentemente criado blog de tirinhas diárias "Márcia, a neurótica" é a novidade criciumense na web. Criada pelo cartunista Rogério Brum, 27 anos, Márcia, segundo ele "representa todas as mulheres em seus mais profundos (e rasos) medos e inseguranças. As tirinhas falam sobre as diferenças entre mulheres e homens e as brigas que essas diferenças podem causar. É uma visão bem humorada sobre o cotidiano e os relacionamentos."
Com pouco mais de um mês no ar, o site já alcançou 1 mil visitas num único dia, número que continua subindo, relata Brum.
O cartunista criciumense desenha desde pequeno, mas estava há algum tempo sem pegar no lápis. “Há alguns anos atrás, cheguei a publicar tirinhas e charges em alguns jornais da região e fiz algumas aparições em uma revista de circulação nacional, mas depois arranjei empregos ‘normais’ e me desviei deste caminho”, conta. “Agora, com a internet, vejo a oportunidade de retomar minha carreira de cartunista. Vamos ver se dá certo”.
Entrevista com o autor:
1) Qual o nome do coitado do namorado da Márcia?
Rogério:
Ele se chama bruno. Apresento-o aqui:

2) Alem de criar, desenhar, e administrar o blog, tb escreves as tiras?

Rogério: sim, todos os textos são de minha autoria.

3) A Márcia é inspirada em alguém em especial?

Rogério: Em uma e em todas as mulheres. É um estereótipo, uma caricatura.

4) Quando a Márcia foi criada? Tem essa aparência desde o inicio? O Bruno "nasceu' junto com ela?

Rogério: Criei-a há vários anos, observando o comportamento das mulheres. E não, ela não é desenhada da mesma forma desde o início. Tanto é que se você for ao site, o desenho dela era bem diferente nas primeiras tiras. Ainda não consegui decidir ao certo muitas coisas na anatomia dela. O Bruno nasceu junto. Minha ideia nunca foi falar apenas das mulheres e sim da guerra dos sexos no relacionamento, ciúmes, TPM, excesso de romantismo pelas mulheres, falta pelos homens...

5) Como as tirinhas são diárias, quantas deixas prontas com antecedência?

Rogério: Queria eu ter essa sagacidade, mas ainda não consegui deixar pronto mais do que duas com antecedência. Às vezes tenho uma ideia melhor das que as que estão prontas e quero publicá-la logo, então deixo as que estão prontas esperando e desenho a nova.

6) Como é o processo de criação dos textos?

Rogério: Não tem muito um processo. Às vezes a ideia vem numa conversa, às vezes estou no banho, às vezes no nº2 (muitas ideias surgem aí), às vezes de algo que eu vejo ou vivo. Depois que veio a ideia, aí sim desenvolvo o texto. Cada palavra está lá por uma razão. Às vezes pra melhor o ritmo, às vezes pela intensidade...

7) Existem ou poderão ser criados outros personagens habituais das estórias da Márcia?

Rogério: Sim. Já foram criados dois personagens. Um boneco vudu, que não tinha muitas falas, e um explorador chamado John Johnes, que apresentou a série "Márcia na TPM, a criatura mais assustadora da face da terra". Esses podem ou não voltar de acordo com a conveniência. Tenho planos de criar em breve o pai e a mãe da Márcia. Eles seriam machista e feminista, respectivamente.
Acho que boas tirinhas podem surgir desse antagonismo.
Para ver Márcia, a Neurótica em ação, clique aqui para acessar o blog.
PUBLICADO EM  29.10.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...