segunda-feira, 18 de julho de 2011

Filosofia em HQ


WMF MARTINS FONTES LANÇA LOGICOMIX, BIOGRAFIA SOBRE O PENSADOR BRITÂNICO BERTRAND RUSSELL

Matemático e filósofo, Bertrand Russell (1872-1970) foi um dos pensadores mais relevantes do século 20. Entre as diversas atividades exercidas por esse galês, destacam-se seus estudos para estabelecer os fundamentos lógicos de todos os princípios matemáticos. Sua obstinada busca pelo saber é o mote de “Logicomix”, graphic novel lançada pela Editora WMF Martins Fontes com a biografia de Russell.
A história em quadrinhos foi publicada originalmente no exterior em 2009 e figurou como o título do gênero mais vendido na lista do jornal “The New York Times”. Fácil entender o porquê. Mas não é uma simples folheada que vai ganhar o leitor. A arte, assinada pelo casal Alecos Papadatos (desenhos) e Annie Di Donna (cores), mesmo eficiente para contar a história a que se propõe, não chama muito a atenção num primeiro momento. É o argumento criado por Christos H. Papadimitriou e Apostolos Doxiadis (que também assina o roteiro) que completa, com as ilustrações, a satisfação da leitura.
Pelos nomes dos autores é possível, pelo menos, sugerir suas nacionalidades. Todos eles ou nasceram ou moram na Grécia. Papadatos e sua esposa t rabalham com quadrinhos, animação e ilustrações em Atenas. Papadimitriou nasceu na Grécia, mas hoje mora em Berkley, onde leciona ciência da computação na Universidade da Califórnia. Por seus estudos e livros sobre o assunto, ganhou prêmios internacionais. Doxiadis também tem trabalhos premiados, mas nas áreas de teatro e cinema. Ele também é conhecido pelo livro “Tio Petros” e a conjectura de “Goldbach”, romance pioneiro no estudo da interação entre a matemática e narrativa ficcional.


A equipe está nos créditos e também nas páginas de “Logicomix”, já que a metalinguagem é um dos recursos utilizados pela HQ. Aliás, logo na primeira página, Apostolos Doxiadis dirige-se ao leitor e o convida para embarcar na história. Antes de Bertrand Russell começar a ser o centro das atenções, Christos Papadimitriou e o casal de artistas também serão apresentados, assim como o projeto de contar a vida e a obra do filósofo em for ma de história em quadrinhos.


Herdeiro de família nobre, Bertrand Russell passou a vida debruçado em seus interesses intelectuais. Conviveu no meio acadêmico e foi próximo a outros pensadores notáveis, como Gottlob Frege, David Hilbert, Kurt Gödel e Ludwig Wittgenstein. Além dessa busca por conhecimento, a história apresenta passagens da vida afetiva e familiar de Russell.


Com quase 350 páginas, “Logicomix” exige do leitor pa ciência para absorver tanta informação. Mas a narrativa é tão bem amarrada e divertida – e o personagem principal apresentado de forma tão carismática –, que isso não chega a ser um problema. Outro mérito de “Logicomix” é trazer para as histórias em quadrinhos temas pouco explorados nessa linguagem, como a filosofia e a matemática. Mais uma prova de que as HQs são o suporte para infinitas possibilidades. “Logicomix”, de Apostolos Doxiadis (roteiro), Christos H. Papadimitriou (argumento), Alecos Papadatos (arte) e Annie Di Donna (cores). Editora WMF Martins Fontes, 344 páginas, R$ 65.

Fonte:A Notícia - Joinville (SC):20/10/2010

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...