segunda-feira, 18 de julho de 2011

7º Cartucho ocorre neste final de semana nos pampas, tchê!

Nos dias 24, 25 e 26 de setembro, Santa Maria respira humor, pois ocorre na cidade o Encontro dos Cartunistas Gaúchos, o Cartucho, que está na sétima edição e este ano homenageia Yara Souza, egressa do curso Artes da UFSM.
O artista plástico e professor do curso de Desenho Industrial da UFSM, Mário Lúcio Bonotto Rodrigues, mais conhecido por Máucio, conta que a ideia de fazer um encontro de cartunistas surgiu após discussões em dois salões de Humor do MERCOSUL realizados em Santa Maria, nos anos de 1997 e 1998. “O custo de um evento desse porte é relativamente elevado, pois é um evento tradicional e possui uma premiação. Então resolvemos inovar, desta inovação surgiu o Cartucho!”. Segundo Máucio, coordenador o evento, o Cartucho é o único evento deste gênero no Brasil, onde os cartunistas se encontram para trabalhar com o humor gráfico e também interagir com a população através de diversas atividades desenvolvidas.
Maúcio coordena o Cartucho desde a primeira edição, realizada no ano de 2003.

No evento de abertura, dia 24, às 20h30min, na CESMA (Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria) o público receberá uma cédula para votar na temática a ser trabalhada durante o evento. Para Máucio, trata-se de mais uma forma de interação proposta no evento. “Esta interação surgiu há dois anos. A comissão organizadora propõe três temas e os presentes podem votar e escolher o tema que irá nortear todos os trabalhos do encontro”. Luís Fernando Veissimo foi o artista homenageado em 2009
Após o sorteio do tema, os participantes – profissionais ou amadores – têm até a meia-noite do sábado (25) para entregar seus trabalhos devidamente identificados em local anunciado pela organização do evento. Os trabalhos farão parte da exposição temática , a Invernada do Humor, cuja abertura ocorre no domingo (26) no Monet Plaza Shopping.
No sábado pela manhã (25), a partir das 10h no Calçadão, tem o Chimarrão com Nanquin e o II Cartuchinho. É um espaço para a população ter maior contato com os cartunistas que participam do evento.
Como parte das ações do II Cartuchinho, o trio de cartunistas Byrata, Elias e Jô, ministraram palestras com o tema “Desenho de Humor”, em escolas da rede pública de da cidade entre os dias 14 e 17 de setembro. O trabalho desenvolvido pelas crianças das escolas pode ser conferido na Invernada de Humor.

O Cartucho através do tempo:
1º Cartucho Ano: 2004 Tema: Poder.
2º Cartucho Ano: 2005 Tema: Ar. Homenageado: Reinaldo Pedroso
3º Cartucho Ano: 2006 Tema: Pedaço. Homenageado: Eugênio Neves


4º Cartucho Ano: 2007 Tema: Erro Homenageado: Edgar Vasques

5º Cartucho Ano: 2008 Tema: Memória. Homenageado: Santiago
6º Cartucho Ano: 2009 Tema: Animais de estimação. Homenageado: Luis Fernando Veríssimo

Programação do 7º Cartucho:

Sexta-feira – 24 de setembro
Local:
Auditório da CESMA

Horário: 20h30min
Quanto: entrada franca
Show com Beto Pires, apresentação dos homenageados e o sorteio do tema do 7º Cartucho;
Sábado – 25 de Setembro
Local: Calçadão Salvador Isaías
Horário: 10h
Chimarrão com Nanquin, chimarrão e desenho ao vivo (painéis e cavaletes de cartuns e caricaturas) e o II Cartuchinho, atividade programada para crianças.
Domingo – 26 de Setembro
Local: Monet Plazza Shopping – Sala 92
Horário: 15h
Quanto: entrada franca
Invernada do Humor e abertura da exposição temática do 7º Cartucho
Acadêmico:
Romulo Tondo – romulotondo@gmail.com
Professora Responsável:
Luciana Mielniczuk – luciana.mielniczuk@gmail.com

PUBLICADO EM  24.09.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...