segunda-feira, 18 de julho de 2011

Obra de Lobato é censurada por racismo

Por: Pedro de Luna - JB

Tia Nastacia no alvo das polemicas

José Bento Monteiro Lobato faleceu em 1948, mas continua dando o que falar. Recentemente, os integrantes da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) classificaram como racista o livro Caçadas de Pedrinho, de 1933, e decidiu sugerir que o Ministério da Educação deixe de utilizá-lo em escolas públicas e/ou que se acrescentem notas nas publicações explicando que a personagem negra que trabalha como empregada no sítio, Tia Nastácia, foi retratada em outra época e contexto sociocultural.

Ontem, o ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou que pedirá ao CNE para reconsiderar o parecer que aprovou restrições ao livro e disse que, pessoalmente, não considera a obra racista.

Não é de hoje que o Sítio do Pica Pau Amarelo faz parte também do mundo dos quadrinhos. No final da década de 70 a editora RGE lançou suas revistinhas e, nos anos 2000, impulsionada pela nova série na TV, a editora Globo recriou o desenho dos personagens e lançou novamente nas bancas. O gibi sobreviveu até fevereiro de 2008, quando a editora interrompeu não só o Sítio, mas todas as publicações, inclusive Cocoricó e da turma do Menino Maluquinho. De lá pra cá, Emília, Narizinho e os demais personagens foram editados apenas em livro.

revista do sitio editora RGE 1978

coletanea de hqs do sitio editora globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...