segunda-feira, 18 de julho de 2011

Harvey Pekar e seu American Splendor

Harvey Pekar, autor da premiada série de quadrinhos underground American Splendor, foi encontado morto durante a madrugada de hoje pela sua esposa Joyce Brabner. Ainda não foi revelada a causa mas provavelmente pode ter sido consequência dos problemas de saúde que o autor vinha enfrentando. As histórias de Harvey falam sobre o cotidiano do autor onde ele é o seu próprio herói enfrentando problemas do dia a dia assim como todos nós. Sua vida foi bem retratada no filme homônimo de 2003 em que vários momentos de sua vida, como a luta contra um diagnóstico de câncer maligno e sua amizade com o autor underground Robert Crumb, são mostrados com o uso de metalinguagem.
Cartaz do filme American Splendor

No Brasil existem poucas histórias publicadas do autor (assim como outros autores underground como Daniel Clowes), a publicação que me lembro é o álbum "Bob e Harv: Dois anti-heróis americanos" publicado pela Conrad editora. Me recordo da última exposição de Arte Sequencial sobre Mitos e Heróis em que exibimos o filme e tivemos uma boa discussão sobre quadrinhos autobiográficos. Quem não conhecia o trabalho de Harvey Pekar se tornou fã instantaneamente.

Harvey Pekar, sua esposa Joyce Brabner e o trabalho premiado dos dois: Our Cancer Year

Harvey Pekar ao seu modo, com a sua voz anazalada e com sua personalidade ranzinza foi um grande mestre que mostrou que o cotidiano pode ter histórias tão emocionantes quanto as de fantasia. Cheguei a conhecer o trabalho deste autor através do filme e depois de assistir procurei por publicações do autor para ler. Tenho certeza que este autor influenciou muita gente que conheceu seu trabalho seja pelo filme, teatro ou quadrinhos e continuará influenciando durante um bom tempo. Hoje em dia, escuto pessoas dizendo que os quadrinhos autobiográficos são novidade e o futuro. Harvey fez quadrinhos autobiográficos desde os anos 70 e se eles são mesmo o futuro, Harvey é o herói que viveu este futuro por mais de 30 anos com seu Esplendor Americano.
Publicado em  12-07-2010

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...