segunda-feira, 18 de julho de 2011

24 Quadrinhos por segundo! Quem vai estar rodando as fitas? The Flash?

Mostra 24 Quadrinhos por segundo

De segunda (21) a sexta (25), às 20h, no Cine Goiamum
Os quadrinhos têm uma relação de longa data com o cinema. Afinal, praticamente surgiram e se popularizaram na mesma época, marcando várias gerações durante o último século.
Nada mais natural que uma mostra de filmes que foram adaptados de diferentes personagens em quadrinhos, selecionados pelo jornalista Roberto Sadvoski.
Além disso, a colecionadora Milena Azevedo estará com uma exposição de quadrinhos no Largo Dom Bosco, onde o visitante poderá conferir algumas raridades e adquirir álbuns novos.
Confiram a programação:

MAFALDA
Ficção, longa-metragem, colorido, 82 minutos, 1982
A tirinha é uma das vertentes mais conhecidas dos quadrinhos e também uma das primeiras formas de popularização desta arte. O argentino Quino foi responsável pela criação da inesquecível personagem Mafalda, uma garotinha movida por ideais humanistas e questionamentos sociais. Mafalda ganhou uma única adaptação animada e a cores, filmada em 1982 por Carlos D. Márquez e que continua pouco conhecida.
PELO AMOR E PELA MORTE
Ficção, longa-metragem, colorido, 105 minutos, 1994
Grande conhecedor e apreciador do cinema italiano, o diretor americano Martin Scorsese disse que Pelo Amor e Pela Morte é um dos melhores filmes italianos dos anos 90. Temos aqui um exemplar europeu de adaptações de quadrinhos, baseando-se no personagem das histórias de horror Dylan Dog, criado por Tiziano Sclavi. O filme ganhou vários prêmios em festivais de cinema fantástico, à época de seu lançamento. A adaptação com tom de humor-negro conta com o ator Rupert Everett no papel do ‘Detetive do Pesadelo’.


GHOST WORLD - APRENDENDO A VIVER
Ficção, longa-metragem, colorido, 111 minutos, 2001
Elogiado pela crítica, com indicações ao Oscar e Globo de Ouro, Ghost World – Aprendendo a Viver é uma adaptação dos quadrinhos homônimos criados por Daniel Clowes. Duas amigas, interpretadas por Scarlett Johansson e Thora Birch (Beleza Americana), terminam o colegial e pensam sobre o que fazer da vida, considerando arranjar empregos e morar juntas num apartamento. Mas a realidade da vida adulta parece querer afastá-las. Filme dirigido por Terry Zwigoff, autor do documentário Crumb (1994) sobre o desenhista Robert Crumb.
The Mindscape of Alan Moore + Batman: Dead End + Marvel Zombies
The Mindscape of Alan Moore - Documentário, longa-metragem, colorido, 80 minutos, 2003
Batman: Dead End - Ficção, curta-metragem, colorido, 8 minutos, 2003
Marvel Zombies - Ficção, curta-metragem, colorido, 2 minutos, 2008
The Mindscape of Alan Moore é o único projeto em que o controverso escritor colaborou, permitindo ser filmado e usar seu trabalho. Alan Moore é autor de vários quadrinhos de sucesso como Watchmen, V de Vingança, Do Inferno, Monstro do Pântano e A Liga Extraordinária além do personagem John Constantine. O documentário sobre sua vida e processo criativo levou 5 anos para ficar pronto. A sessão rende uma homenagem às fanfictions, ou filmes de fã, exibindo um curta sobre um certo Cavaleiro das Trevas, em Batman: Dead End. Outro curta de fãs é Marvel Zombies, sobre a bizarra série em quadrinhos escrita por Robert Kirkman e ilustrada por Sean Philips e Arthur Suydam.
OLDBOY
Ficção, longa-metragem, colorido, 120 minutos, 2003
A adaptação deste mangá, nome pelo qual os quadrinhos japoneses são conhecidos, levou o diretor sul-coreano Chan-wook Park a receber o Grande Prêmio do Júri em Cannes com uma insólita história de vingança. Sem nenhuma explicação, Oh Dae-su é aprisionado por 15 anos num quarto e descobre, pela televisão, que é o principal suspeito pela morte da esposa. Ao ser libertado, ele tem apenas cinco dias para descobrir que fez isto a ele.
Observações para quem não é de Natal:

O que é o festival

O audiovisual potiguar vem mostrando a cada ano que possui talentos e boas ideias para mostrar. Às vezes, quem quer contar sua história em som e imagem esbarra nas dificuldades de sempre: falta de oportunidades, de apoio, de informação, de parceiros. O Goiamum Audiovisual surgiu para derrubar essas barreiras, unindo entidades locais que lutam pelo cinema e vídeo.

Reunindo mostras de filmes, oficinas, seminários e palestras, o Goiamum Audiovisual faz Natal respirar cinema durante duas semanas intensas. É uma oportunidade para apresentar a novas pessoas como funciona o mundo por trás das câmeras, formar público, estreitar laços entre realizadores e promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências com outras regiões do país.

Este ano, as ações serão desenvolvidas nos bairros históricos da Ribeira e do Centro, aproveitando espaços como a Largo Dom Bosco, o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, o SESC Centro, o Solar Bela Vista e a sede da FUNCARTE.

Criado em 2007, o projeto é tocado este ano pelo Cineclube Natal e a ONG ZooN Galeria de Fotografia e conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), e o apoio do Ministério da Cultura, pela Secretaria do Audiovisual - SAV.
Publicado originalmente:22.09.2009

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...